Moradias: prefeito cobra explicações sobre atrasos

06/03/2015

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloíse, reuniu-se na quinta-feira, 26, com o gerente da Caixa Econômica Federal, Cláudio Mendonça, o­nde cobrou explicações sobre o atraso na entrega das 312 casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida” no município. Na reunião estiveram presentes também o representante da Cemig, Alexandre da Silveira Castro, o engenheiro da empresa responsável pela execução das obras, Laterza Construções Ltda., Francisco Pinheiro, membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, a procuradora-geral do município Maria Salete Santos Caetano e vereadores, para avaliarem o andamento da construção das casas no Residencial Parque Belvedere.

Conforme o prefeito, a reunião entre as partes envolvidas teve como objetivo a junção de forças no sentido de encontrar uma solução para o impasse gerado entre a Construtora Laterza e Cemig, que se arrasta há meses. Na oportunidade, Reminho indagou sobre o término das obras e qual a data prevista para entrega das casas populares em São Sebastião do Paraíso.

Conforme informações apuradas, o contrato para a implantação do serviço de iluminação pública não estava regularizado devido a questionamentos da empresa construtora sobre o prazo de entrega dos trabalhos por parte da Cemig. A chamada “Carta Acordo”, com prazo de execução previsto no projeto inicial para janeiro de 2016. Este fato levou a construtora a não concordar com o prazo estipulado pela Cemig, uma vez que, as obras encontram-se em fase conclusiva.

De acordo com Alexandre Castro, este prazo solicitado é padrão da concessionária de energia. Ele salientou, no entanto, que o serviço pode ser executado ainda no primeiro semestre deste ano, dependendo apenas do estágio de prioridade a ser sinalizado junto à Gerência de Obras da concessionária. Após as explicações foi acordado que a “Carta Acordo” será assinada entre as partes nos próximos dias e encaminhada em regime de urgência para priorização da obra, junto à diretoria da Cemig em Belo Horizonte.

O prefeito Rêmolo Aloise cobrou de forma efetiva que a situação seja regularizada o mais breve possível. “O que cabia à Prefeitura fazer, já foi feito, não podemos protelar a  concretização do sonho de tantas famílias”, enfatizou. De acordo com Adriano Reis de Paula, membro do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social, a construtora e Cemig precisam se acertar para que a obra como um todo, seja concluída, recebida pela Caixa, liberada para comercialização com geração dos contratos às pessoas sorteadas e posterior entrega das chaves.