Horticultores fazem contatos em Rib. Preto

06/03/2015

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deu mais um passo dentro do Programa de Fomento a Horticultura (PFH) desenvolvido no município. Érica Paschoini, chefe do setor de Elaboração de Eventos, Difusão Tecnológica e Treinamentos da Secretaria, acompanhou um grupo de 10 produtores em visita aos grandes supermercadistas de Ribeirão Preto (SP). “Foi uma visita muito produtiva, fizemos contatos, eles conheceram como é o sistema de compra e venda, acredito que será mais uma porta aberta para que os nossos produtores possam comercializar”, relata.

A visita é mais uma etapa dentro do PFH que vem sendo realizado pelo município, com total apoio da Prefeitura há quase dois anos. A iniciativa possibilita que os produtores tenham contato com o mercado comprador. “Não é possível levar todos, mas aqueles que foram agora serão multiplicadores daquilo que conheceram e aprenderam”, diz Érica. O grupo visitou um comprador da Rede Tonin e também esteve no Atacado Tonin, Cenourão e Walmart.

Conforme Érica Paschoini os produtores locais tiveram noção sobre o padrão das mercadorias, valores, exposição de produtos, prazos de entrega, quantidade nas caixas, embalagem e outras situações.  “Pelo que vimos, podemos comparar que os produtos nossos aqui das feiras livres de Paraíso, atendem tranquilamente a qualidade que eles exigem”, observa.  Ainda nesta semana um representante da Rede Luiz Tonin Atacadista e Supermercado S/A virá na cidade conhecer de perto a produção local.

Existe grande expectativa de que os produtores do município sejam fornecedores do novo atacado da Rede Tonin que está para ser inaugurado em Paraíso. “Os contatos estão em andamento e as possibilidades são boas”, avalia Érica. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Westin, é importante que os produtores estejam atentos às possibilidades que vão surgir e que saibam negociar. “Este é um momento que o pessoal ansiava por chegar, pois, representa mais uma porta de saída da produção que, acreditamos, representará um passo muito importante neste processo todo que foi iniciado”, comentou.

Para o Luiz Moreira Amansio, a visita foi bastante produtiva. “Aprendo muito com estas viagens, olhamos os supermercados, ouvimos as informações de como eles trabalham. Acredito que as orientações recebidas vão nos ajudar a aperfeiçoar ainda mais, procurar mais tecnologia para termos ainda mais produtividade", relata. Mauro frisou ainda que o produtor precisa conquistar a confiança do comprador. “Com o tempo passa a ser uma relação mais fácil e de mais resultados favoráveis, pois ele se torna uma referência", acrescenta o secretário.

Devido a limitação da quantidade de visitantes, foram selecionados pela Sedeagro representantes de produtores de diversas regiões do município como Queimada Velha, Morro Vermelho e Barreirinho. “Eles representam toda a cadeia produtiva, tem articulação para negociar e agora vão repassar aos demais todo o conhecimento e experiência adquirida nesta visita”, informa Érica. Entre os visitantes havia dirigentes de associações, produtores de folhas, hortaliças e frutas.