Dengue mata. Doe tempo. Salve vidas

05/03/2015

“Dengue mata. Doe tempo, salve vidas”. É com este slogan que a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciou nesta sexta-feira, 27, uma grande campanha de mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da dengue e também a febre Chikungunya. A existência de 160 notificações e 22 confirmações da doença acendeu a luz de alerta no setor no município.

Durante o lançamento da campanha em Paraíso foram reunidos 165 agentes de endemias e de saúde que foram convocados para um trabalho mais intenso junto à comunidade. O evento contou com a presença do prefeito Rêmolo Aloise, o vice Daniel Mendonça, vereadores, representantes do Corpo de Bombeiros e de outros segmentos. A secretária de Saúde e Ação Social, Dulcinea de Freitas Barroso, enfatizou a importância do compromisso e do trabalho de cada agente para evitar que o quadro existente no município se evolua para uma epidemia. “É importante que cada um vista a camisa, vamos precisar da ajuda de todos para salvar vidas”, conclamou.

Conforme Lucimeire Aparecida Bueno de Oliveira, coordenadora da Vigilância em Saúde, é importante que haja o engajamento de todos. “Não podemos permitir que um mosquito de um centímetro, destrua a vida de uma pessoa”, comparou. Ela citou que 85% dos focos encontrados estão dentro das residências. Em forma de alerta, ela disse que em todo ano de 2014 Paraíso teve 145 notificações e que, agora em 2015, em dois meses, já foram recebidas 160 notificações. “Corremos o risco de epidemia, mas com o apoio de todos não chegaremos nesta fase”, comentou.

Para o coordenador de Zoonoses, Gustavo João Bernardino, o sinal de alerta que o município está vivendo pode ser justificado em função da fácil proliferação da doença. “Uma fêmea do mosquito pode contaminar mais de 150 pessoas”, advertiu. Ele relatou que as pessoas com atestado médico estão ignorando os riscos e podem transmitir a doença por o­nde passam. “O repouso é para ficar em casa e não ficar passeando pela cidade”, acrescenta. Ele frisou que sua equipe de trabalho fez um pacto e estão trabalhando de domingo a domingo em várias ações contra a dengue.

Em seu pronunciamento, o prefeito Remolo Aloise citou a evolução das doenças que mais ocasionam óbitos na população nos últimos 80 anos. Desde as doenças cardiovasculares, as infecciosas, a Aids, o câncer e as doenças neoplásicas. “Temos que acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti. O sucesso deste trabalho, 90% está nas mãos de vocês, agentes. A prevenção é o melhor remédio para todas as patologias, tenho certeza que com esta campanha teremos resultados positivos”, concluiu.

No próximo dia 9 de março haverá uma caminhada, pelas principais ruas do centro da cidade. A saída será em frente a Prefeitura às 9h. “Se cada um fizer a sua parte, nós iremos vencer e a população ficará livre desta situação toda”, concluiu a secretária Dulcinéa Barroso.