Uaitec Paraíso oferece novos cursos

04/03/2015

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) está oferecendo vários cursos de capacitação profissionalizantes na cidade. As atividades na modalidade à distância, são o­nline e de curta duração. “Temos mais de 70 cursos que são ótimas oportunidades para os jovens e as pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho e precisam de uma base inicial”, anuncia o secretário da pasta, Cícero Barbosa da Silva.

A Uaitec foi implantada no município em agosto de 2014. O núcleo existente em Paraíso é atendido pela coordenadora de polo, professora Poliana Silva Francisconi, que é assessorada por agentes educacionais e estagiários que também realizam o trabalho de suporte. Ao todo são ofertados mais de 70 cursos em sete áreas de conhecimento como Desenvolvimento de Habilidades, Formação Profissional, Inovação e Empreendedorismo, Meio Ambiente, Educação Especial, Saúde, Bem Estar e Cidadania, Tecnologia da Informação e Comunicação. A carga horária de cada curso varia de 10 a 80 horas.

De acordo com o secretário Cícero Barbosa, a iniciativa vem de encontro com as pessoas que estão em busca de qualificação. Os cursos oferecem uma visão de futuro do ensino, fornece uma base inicial e orientação vocacional, servindo de base em relação à área profissional que pretende seguir. Outro ponto positivo refere-se a obtenção de certificado que ajuda a enriquecer o currículo profissional.

Como o curso é o­nline, não há necessidade de formação de turmas. Para participar basta ao interessado realizar o cadastro, efetivar a matrícula e iniciar os estudos. Quem não possui computador e internet em casa tem a possibilidade de fazer o curso no polo existente no município, o­nde também é possível acessar a plataforma gratuitamente. “É um compromisso do governo municipal reativar a educação profissionalizante. Fizemos investimentos superiores a R$ 200 mil, com recursos próprios para adequação do espaço”, ressalta o secretário.

Na parceria entre o município e o Governo mineiro, ainda foram aplicados mais R$ R$ 500 mil em infraestrutura por parte do Estado. A Uaitec funciona na Praça dos Imigrantes, na Lagoinha, em frente ao prédio da Prefeitura. As pessoas interessadas em conhecer a unidade devem procurar a coordenadora Poliana Francisconi, através do telefone 3539-7016. Para inscrever em qualquer curso que é oferecido gratuitamente, basta acessar o site no endereço eletrônico www.inclusaodigital.mg.gov.br.