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Institucional 5


Saúde municipal divulga Balanço de 2014

27/02/2015

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso atendeu mais de 135 mil pacientes no Pronto Atendimento no período entre janeiro e dezembro de 2014. O número foi apresentado através de um balanço divulgado nesta semana pela secretária de Saúde, Dulcinea de Freitas Barroso que destacou vários serviços realizados pela Pasta no ano passado. O setor é o carro chefe da administração e recebeu investimentos de 42,95% do orçamento, superando, consideravelmente, os 15% preceituados em lei que a Prefeitura é obrigada a aplicar de sua arrecadação.

No relatório apresentado pela Secretaria constam detalhes dos serviços prestados por diversos setores como a Vigilância em Saúde, a Farmácia Municipal e o Pronto Atendimento. Também são demonstrados números e detalhes de ações relacionadas ao setor de Infectologia, Atenção Primária, exames de alta complexidade, Ambulatório de Especialidades e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Conforme a secretária de Saúde, o setor continua sendo um dos maiores desafios da administração. “O prefeito e o vice-prefeito são médicos e sabem que, quem precisa de atendimento na saúde tem pressa. Além disso, a saúde é um direito humano, é uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida; uma cidade que cuida da saúde da população se desenvolve mais economicamente e socialmente”, comenta.

Entre as principais conquistas, ela aponta que o quadro de médicos está completo nas Unidades de Saúde da Família (USFs). “A valorização do médico faz parte das ações do Governo Municipal, esse é o motivo principal que nos ajudou a preencher as vagas disponíveis e até nos dar ao luxo de termos médicos reservas nas USFs”, explica. No Pronto Atendimento Municipal ocorreu um aumento no quadro de médicos para que a população tenha um atendimento mais rápido e satisfatório.

O setor de Transportes em Saúde da Prefeitura atingiu volumes expressivos de atendimentos. Foram percorridos 1.499.576 quilômetros pelas ambulâncias, ônibus e veículos utilizados no tratamento fora do domicílio. Aos pacientes que são atendidos em Ribeirão Preto/SP e que utilizam ônibus da Prefeitura, foram distribuídos 7.850 lanches, em um serviço de apoio e assistência aos usuários. Objetivando dar maior conforto ao paciente, é disponibilizado transporte para quem faz hemodiálise, fisioterapia (pessoas com dificuldade de locomoção). A volta ao lar daqueles que consultam no Ambulatório e Pronto Atendimento é garantida através do veículo “Passageiros da Saúde”. Por tudo isso, constantemente a Prefeitura investe em renovação e manutenção da frota.

Um dos principais indicadores do volume de atendimento feito pela Prefeitura de Paraíso na área da Saúde, está no Pronto Atendimento Municipal. No local, somente nos 12 meses de 2014 foram atendidos 127.818 pacientes, além de mais 10.078 crianças na área de pediatria. O montante se torna ainda maior quando considerados os números do Ambulatório que realizou ano passado 70.136 atendimentos médicos e de o­nde foram solicitados 456.856 exames, realizados. Os exames laboratoriais que demoravam em média três meses para serem agendados. Atualmente são coletados um dia após a consulta e os resultados entregues imediatamente após a análise laboratorial.

Depois das consultas e exames, outro dado que revela a amplitude da prestação do serviço oferecido pela municipalidade é a distribuição de medicamentos nas três farmácias básicas da cidade. Juntas, a unidade Central, a Farmácia da Vila Formosa e a do São Judas Tadeu realizaram 131.437 atendimentos.



A expectativa é de que ainda neste ano ocorra o término da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que irá substituir o Pronto Socorro. No local o­nde hoje funciona o PS, a Prefeitura pretende reformar o prédio que poderá abrigar as instalações do Hospital da Mulher. Sobre o público feminino, a Secretaria realizou diversos eventos e trabalhos individuais com orientação: campanhas como a comemoração do Dia da Mulher, Dia Mundial da Saúde, Seminário da Saúde da Mulher e mutirões. Também foi promovida a Caminhada Rosa, enfatizando a importância dos exames de Papanicolau e mamografia. A presença do caminhão Expresso da Vida possibilitou a realização de 192 exames. O caminhão Expresso da Vida esteve na cidade no período de 22 a 28 de novembro, com o intuito de realizar mamografias nas moradoras da zona rural. Embora o Município tenha mamógrafo e não haja demanda reprimida para esse exame, ou seja, assim que a mamografia é solicitada, ela rapidamente é agendada pela USF e o exame realizado. ”Fomos surpreendidos pelas 155 mulheres da zona urbana que realizaram o exame na unidade móvel. Além de alguns mimos que foram oferecidos às mulheres que eram acolhidas pela equipe que trabalhou no período, como o cantinho da beleza, brindes e coffee break, a iniciativa chamou a atenção dessas mulheres que são resistentes ao exame”, disse a secretária. Um detalhe que se destaca na prestação do serviço realizado pela Secretaria de Saúde é que, em Paraíso, as mulheres realizam o exame nas duas mamas e não em apenas uma como corre na maioria das cidades.

No setor de Infectologia foram desenvolvidas diversas ações como palestras, campanhas de conscientização, treinamentos e capacitações envolvendo um público superior a 22 mil pessoas.

Na área de Vigilância em Saúde o município promoveu 12 mutirões de limpeza nos bairros ao longo de 2014, atendendo todas as regiões da cidade, além de atividades como pit stop, caminhadas e outros eventos de conscientização da comunidade sobre temas como dengue e parcerias com outras secretarias, como no projeto Educanvisa. Cada evento mobiliza em média 100 funcionários e envolve a participação da população.

No setor de alta complexidade foram realizadas 1.082 ressonâncias, 2.327 tomografias, 258 cateterismos, 700 litotripsias e 1.165 cirurgias eletivas. Na Atenção Primária, a parte de estratégia médica em Saúde da Família contabilizou 123.258 atendimentos. Somente em relação ao Cirurgião Dentista nas USF foram 45.365 atendidos.

Quanto ao Caps, foram oferecidas em média 30 mil refeições e 6.700 consultas clínicas e psiquiátricas. Ao todo foram 2.780 pacientes atendidos. Somente no Caps Vitória foram 653 usuários beneficiados com o tratamento.

Sobre as ações que ainda precisam ser realizadas, Dulcinéa enfatiza: “Desafios e metas fazem parte de qualquer empresa, seja ela pública ou privada. Ainda pretendemos criar o Hospital da Mulher, finalizar a construção da UPA e colocá-la em funcionamento, implantar o Caps Infantil, construir a sede própria das duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e melhorar o acesso às outras instalações dos serviços de saúde, além de outras ações”.

Assistência Social

A Ação Social é um departamento que também registrou altos índices de atendimentos em 2014. Além de orientações gerais, entrega de medicamentos teve destaque os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e pelas duas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) localizadas nos bairros Santa Tereza e na Mocoquinha. Neles são desenvolvidos trabalhos específicos voltados ao atendimento de crianças, jovens, adolescentes, mulheres e idosos. O setor conta com equipe completa que envolve profissionais como agentes administrativos, assistentes sociais e psicólogos efetivos, condição que garante a continuidade da prestação do serviço com maior eficiência.  Uma das maiores expectativas do setor é a implantação do projeto “Família Acolhedora”, em andamento.

A seriedade e sucesso do trabalho desenvolvido foram reconhecidos até mesmo pela equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), que parabenizou o município pelas ações realizadas. Ainda de 2014, parte considerável da movimentação foi em função das inscrições para o sorteio das casas populares, quando foram atendidas cerca de 5.000 pessoas. Também foram realizadas visitas domiciliares pela equipe da Gerência de Ação Social, que assistiu a população no dia do sorteio.

Finalizando, Dulcinéa reconhece que os desafios da Secretaria de Saúde e Ação Social são muitos, as prioridades são diversas, mas assegura que a equipe é preparada e está integrada tentando resolver os mais diversos problemas da população. “Embora tenham sido aplicados quase 43% do orçamento municipal, somente na Saúde em 2014, os recursos são finitos e isso restringe o nosso campo de atuação. No entanto, investimos em todas as áreas da saúde, prova disso é a realização de mais de 1000 exames de ressonância magnética, mais de 2000 tomografias e 456 mil exames diversos; além de mais de 340 mil consultas realizadas nos seguintes setores: Ambulatório, Caps, Pronto Atendimento e USF”, enumera. Conforme a secretária de Saúde, a população pode esperar diversas ações que promovam saúde pública de qualidade. Entre elas, está o novo Chamamento Público que está sendo preparado e que inclui novos exames que ainda não estavam no rol dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas que houve demanda durante o ano de 2014.


fotos: Gustavo Cezarino