Transporte de pacientes ganha reforço

23/02/2015

O transporte de pacientes de São Sebastião do Paraíso para realizarem tratamento de saúde em Passos ganhou o reforço de mais um microônibus. O prefeito Rêmolo Aloise atendeu reivindicação do vereador Marcos Antônio Vitorino (PSC) e, agora, são dois veículos utilizados diariamente. “O prefeito Reminho foi sensível em tender ao nosso pedido e é uma medida que ajuda muito aos pacientes que poderão voltar mais cedo para suas casas após um dia exaustivo de viagem e de tratamento”, disse.

O serviço com dois microônibus passou a ser oferecido desde o dia 27 de janeiro deste ano. Agora são dois horários de partida sendo que o primeiro veículo sai às 6 horas da manhã e o segundo após às 10 horas. “Já trabalhei no setor de transportes da Prefeitura e sei o quanto é difícil as pessoas terem de sair cedo de casa, viajar para ir ao hospital e ficar o dia inteiro fora. Existiam muitas situações em que a pessoa consultava de manhã e tinha de ficar aguardando o último para retornar, esperando muitas vezes no fim da tarde e até no começo da noite para retornar”, detalha o vereador.

Ele diz que agora o quadro mudou. Quem vai consultar após o almoço pode viajar às 10 horas. Quem vai mais cedo e consulta de manhã pode retornar para casa após o almoço. “Agora um dos microônibus retorna às 12 horas, as pessoas podem chegar em casa mais cedo e descansar”, observa. Diariamente são em torno de 35 a 40 pessoas vão até Passos para os mais diversos tipos de tratamento e nem todos tem condições próprias de fazer a viagem.

O aposentado Sebastião Luiz de Souza é um exemplo desta situação e já teve de ir à Passos diariamente para fazer o tratamento de câncer. “Normalmente a gente tinha de levantar 5 da manhã e retornava após o almoço, mas teve dia de chegar em casa 8 ou 9 horas da noite, é muito cansativo”, diz. Ele aprovou a mudança no transporte realizado pela Prefeitura. “Facilita muito a vida da gente que se for cedo, desocupa e volta logo, não precisa esperar o dia todo. Estão de parabéns pela medida”, anuncia.

Situação semelhante foi mencionada pelo também aposentado Antônio Leal Carmino que está em fase de conclusão do tratamento através de radioterapia. “Muitas vezes a gente chegava em cansa moído, do dia todo passado fora de casa. Acredito que agora vai facilitar. Se a sessão for à tarde eu vou no ônibus às 10 horas, não será mais preciso ficar o dia inteiro. Se for de manhã, saio cedo e posso voltar depois do almoço”, cita. Ele disse que já tinha reclamado da situação com o vereador e que ficou feliz com a decisão do prefeito. “Isso vai ajudar muita gente, tenho certeza que todos ficaram contentes”, finaliza.