Carnaval em Paraíso tem balanço positivo

20/02/2015

As apresentações das escolas de samba e também dos blocos carnavalescos no carnaval de rua em São Sebastião do Paraíso teve uma avaliação positiva da população e também da organização. Conforme estimativa da Polícia Militar, a Praça Comendador José Honório (Matriz) recebeu um público de aproximadamente quatro mil pessoas por noite. Também no Distrito da Guardinha, que promoveu apresentação de bandas e dupla sertaneja, o evento foi considerado um sucesso.

O carnaval paraisense foi marcado pelas apresentações das escolas de samba Mocidade Alegre e Pérola Negra, além dos blocos O Boi Bumbá, Butina Veia e Potinha Só Alegria. Eles desfilaram no sábado e na segunda-feira. Já no domingo houve a realização do Carnaval Cristo Alegria com a presença de bandas católicas. “Foi uma festa que atendeu as expectativas, com bastante animação e alegria”, avaliou Cinara Soares Caetano Vanoni, diretora do Departamento Municipal de Cultura.

Conforme Cinara, o carnaval transcorreu sem nenhuma ocorrência. “Foi muito bom, estava descontraído e muito bonito, embora sentimos falta das outras duas escolas (Minas de Ouro e Unidos do Alto) que não puderam desfilar, por suas razões, que foram entendidas, mas que deixaram uma lacuna”, avalia.

Para Heraldo Bícego, presidente da Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso (Afessp), as apresentações ficaram dentro da expectativas. “Em todas as noites, mesmo em momentos de chuva, a presença do público lotou as arquibancadas da passarela”, acrescenta. O presidente da Câmara Municipal, Jerônimo Aparecido Silva, fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo Miguel Siqueira Filho e a Rainha Rita de Cássia Neto. “Tivemos uma festa bonita, sem nenhuma acidente, o povo compareceu e as escolas e blocos estão de parabéns”, relatou.

O comerciante Cláudio Ferreira, paraisense e morador em Campinas (SP) veio visitar familiares na cidade e gostou do carnaval. “Achei bonita a apresentação das escolas e a animação dos blocos. Me fez lembrar meus tempos de juventude aqui em Paraíso”, disse. Na avaliação da estudante Paula Guimarães, ter ficado na cidade foi uma boa opção. “Não me arrependo, me diverti com meus amigos, estive também em Guardinha o­nde a festa foi bem agitada, gostei”, comentou.

Ainda conforme Cinara, o apoio da Prefeitura foi fundamental. “O prefeito nos deu todas as condições possíveis e mantivemos a estrutura semelhante a da festa da Congada, com arquibancada, camarotes, banheiros, som e iluminação de excelente qualidade”, descreve. Ela destacou ainda que o trabalho da organização foi desenvolvido com muito zelo e responsabilidade. “Tivemos o apoio da Afessp e parceria de várias secretarias, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, Bombeiros, o pessoal do Jurídico, do Obras e da Saúde nos deram uma força enorme foi um verdadeiro trabalho em equipe” , completa.

Guardinha Folia
Também no Distrito da Guardinha, o­nde foi realizado o Guardinha Folia com apresentação das bandas Razão de Viver e Romeu e Julieta, além da dupla Rodrigo e Daniel, o evento foi considerado um sucesso. “Tivemos mais de mil pessoas por dia, com muita alegria e animação. Guardinha nunca teve uma festa deste nível. Nem a chuva de domingo e segunda desanimou o pessoal que veio de vários lugares da região para brincar o carnaval com a gente”, disse o vereador Ailson Aparecido Nascimento, o Beto da Guardinha. Ele informa que para o próximo ano pretende ampliar ainda mais o nível das apresentações.

fotos: Gustavo Cezarino