Prefeitura inaugura Samu em Paraíso

11/02/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou de forma oficial nesta quarta-feira, 11, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município. Durante o evento o prefeito Rêmolo Aloise (PSDB) enfatizou a importância do serviço definido como mais um instrumento para salvar vidas. “Se de cada mil situações, uma vida for salva, já terá valido a pena todo o investimento”, disse.

Além do prefeito Reminho, a solenidade contou com a presença do vice-prefeito Daniel Mendonça, secretários e integrantes da equipe do governo municipal. Jovane Ernesto Constantini, superintendente administrativo representou o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul). Também estavam presentes vereadores, membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal entre outros segmentos.

Jovane destacou que o Samu é um órgão de prestação de serviço de atendimento em saúde e que a sua implantação vinha sendo bastante desejada. “Esta é a resposta do interesse e comprometimento do prefeito para que o Samu chegasse aqui e desde 31 de janeiro ele já vem atendendo a comunidade”, observou. Instantes antes da inauguração foi realizado um chamado e durante a solenidade a ambulância novamente deixou a base para socorrer uma pessoa no município.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dulcinea de Freitas Barroso, é motivo de alegria poder inaugurar o Samu em Paraíso. Ela fez uma homenagem e agradeceu ao Corpo de Bombeiros, destacando o apoio e a presteza com que sempre atende aos chamados da comunidade. Os funcionários do Pronto Socorro também receberam elogios pela eficiência nos serviços prestados.

Para o prefeito Rêmolo Aloise, o Samu que foi criado em 1990 que chega a Paraíso 25 anos depois. “Esta conquista me ajuda na minha realização como administrador. Estamos procurando fazer o melhor. Qual o político não quer isso? Mas nem sempre conseguimos tudo e, às vezes, um caso ou outro foge ao nosso controle”, comentou. Ele disse que a chegada do Samu é um reforço ao serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros por muitos anos. “Continuamos contando com vocês em todas as horas, principalmente nos momentos de aperto”, observou.

Reminho disse que Paraíso é uma das poucas cidades de Minas que pode contar com os dois serviços. Ele agradeceu a cada um dos novos servidores e os acolheu como novos cidadãos paraisenses. “Fé, esperança e paz. Isso faz parte diariamente deste brilhante trabalho que só enfrenta quem tem coragem. As nossas portas estão abertas a todos do Samu, sejam bem vindos”, finalizou.

A unidade instalada na Avenida Zezé Amaral, n.° 630, bairro Cristo Rei, possui várias instalações como recepção, sala de operações, cozinha, refeitório, dormitórios, banheiro e garagem. Trabalham na base seis funcionários entre enfermeiros e condutor socorrista. Para o município foi enviada uma viatura de suporte básico. O atendimento pode ser solicitado 24h por dia através da central de regulação, instalada em Varginha, discando o número 192.

fotos: Adriano Rosa