Prefeitura inaugura Samu em Paraíso

09/02/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso agendou para esta quarta-feira, 11 de fevereiro, às 10h, a inauguração oficial na cidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Várias autoridades municipais e da região, além de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Sul de Minas (Cissul) vão estar presentes no evento. A unidade está instalada na Avenida Zezé Amaral, n.° 630, no bairro Cristo Rei.

Ao ligar gratuitamente para o número 192, o cidadão é atendido pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (T.A.R.M.)  na base em Varginha que, depois de colher alguns dados como endereço, ponto de referência, nome e número do telefone do solicitante e o tipo de ocorrência, direciona a pessoa ao médico regulador, que faz as primeiras orientações, enquanto a ambulância é encaminhada ao local solicitado. O consórcio destinou a Paraíso uma Unidade de Suporte Básico. As chaves do veículo foram recebidas pelo vice-prefeito Daniel Mendonça e a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa Barroso, na semana passada.

O serviço tem por objetivo prestar socorro à população em casos de urgência e emergência através do acionamento a uma central de regulação. Por se tratar de um atendimento de urgência e emergência, o Samu deve ser solicitado apenas para casos como problemas cardio respiratórios, intoxicação, crises convulsivas, acidente vascular cerebral, acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalhos de parto o­nde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, acidentes automobilísticos com vítimas, afogamentos e choques elétricos. O atendimento deverá ocorrer para quatro tipo de traumas, sendo  cardiológico, neurológico, neonatal e traumatológico, além de casos psiquiátricos.

O funcionamento do Samu ocorre através de uma parceria entre União, o Estado e o Município. Antes do início das operações cada Prefeitura contribuiu com R$ 0,10 per capta para a manutenção do serviço, valor que passou para R$ 0,25 após a inauguração do serviço. O restante é mantido pelo Consórcio. No caso de Paraíso, o atendimento é feito por um técnico de enfermagem e um condutor/socorrista. A sede local é mantida pela Prefeitura e possui cozinha, sala, quarto, sanitários e garagem.