Notícias | + Listar todas
Prefeitura inaugura Samu em Paraíso
09/02/2015
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso agendou para esta quarta-feira, 11 de fevereiro, às 10h, a inauguração oficial na cidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Várias autoridades municipais e da região, além de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Sul de Minas (Cissul) vão estar presentes no evento. A unidade está instalada na Avenida Zezé Amaral, n.° 630, no bairro Cristo Rei.
Ao ligar gratuitamente para o número 192, o cidadão é atendido pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (T.A.R.M.) na base em Varginha que, depois de colher alguns dados como endereço, ponto de referência, nome e número do telefone do solicitante e o tipo de ocorrência, direciona a pessoa ao médico regulador, que faz as primeiras orientações, enquanto a ambulância é encaminhada ao local solicitado. O consórcio destinou a Paraíso uma Unidade de Suporte Básico. As chaves do veículo foram recebidas pelo vice-prefeito Daniel Mendonça e a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa Barroso, na semana passada.
O serviço tem por objetivo prestar socorro à população em casos de urgência e emergência através do acionamento a uma central de regulação. Por se tratar de um atendimento de urgência e emergência, o Samu deve ser solicitado apenas para casos como problemas cardio respiratórios, intoxicação, crises convulsivas, acidente vascular cerebral, acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalhos de parto onde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, acidentes automobilísticos com vítimas, afogamentos e choques elétricos. O atendimento deverá ocorrer para quatro tipo de traumas, sendo cardiológico, neurológico, neonatal e traumatológico, além de casos psiquiátricos.
O funcionamento do Samu ocorre através de uma parceria entre União, o Estado e o Município. Antes do início das operações cada Prefeitura contribuiu com R$ 0,10 per capta para a manutenção do serviço, valor que passou para R$ 0,25 após a inauguração do serviço. O restante é mantido pelo Consórcio. No caso de Paraíso, o atendimento é feito por um técnico de enfermagem e um condutor/socorrista. A sede local é mantida pela Prefeitura e possui cozinha, sala, quarto, sanitários e garagem.