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Institucional 5


Esquema especial de atendimento é bem aceito

23/01/2015

A publicação da Portaria 2043, de 1° de dezembro de 2014, que concedeu férias coletivas nos últimos dias do ano aos funcionários públicos municipais de São Sebastião do Paraíso, deixou algumas pessoas apreensivas devido à paralisação de alguns serviços da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, levantamento realizado pela equipe administrativa do setor, demonstrou que o período de férias teve os atendimentos dentro da normalidade.

A apreensão da população ficou por conta do fechamento das 18 Unidades de Saúde da Família (USFs), que fazem primordialmente o serviço de promoção da saúde e prevenção de doenças e, também, do Ambulatório Municipal que realiza consultas com médicos especialistas. Com o fechamento desses e outros serviços, foi montado um esquema especial de atendimento no Pronto Socorro.

A média de médicos, por turno de sete horas, foi de seis, sendo eles generalistas, ginecologistas e pediatras, que atenderam diariamente as urgências e emergências. O local também contou com um dentista de sobreaviso, no período diurno, e o plantão noturno funcionou normalmente. Foi mantido o funcionamento normal para transporte que retorna os pacientes para suas residências, o “Passageiros da Saúde”. A Farmácia Básica Municipal ficou aberta nesse período, garantindo a dispensação dos medicamentos, assim como a Secretaria de Saúde e equipe administrativa do Pronto Atendimento e Ambulatório estiveram trabalhando presencialmente e de sobreaviso noturno para resolver os problemas administrativos.

A Gerência de Ação Social, Gerência de Controle e Avaliação, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Vigilância em Saúde, Ambulatório de Infectologia e Coordenação das USFs abriram suas portas em horários especiais, não havendo, portanto, interrupção dos serviços.

A média de consultas realizadas pelo Pronto Atendimento durante o ano é de aproximadamente 300 por dia e, durante o período de férias coletivas, a expectativa era que esse número aumentasse em torno de 20% a 30%. Entretanto, os números demonstram que dos 24 dias que foi trabalhado esse esquema especial, o aumento maior de atendimento ocorreu somente em alguns poucos dias. Sendo que, no dia 15 de dezembro, os atendimentos médicos chegaram a 506, durante as 24 horas.

Para a secretária de Saúde, Dulcinéa Barroso, isso demonstra que a população entendeu e apoiou o esquema. “Precisamos manter a Saúde funcionando bem, ao mesmo tempo sabemos da necessidade do descanso dos nossos funcionários. Ao oferecermos férias coletivas aos servidores, planejamos um atendimento especial, com mais médicos, enfermeiros e técnicos no Pronto Atendimento. Os números revelam que as consultas com médicos ficaram dentro da nossa expectativa e, apesar do local, em alguns momentos, se encontrar cheio, os atendimentos foram rápidos, de qualidade e ainda ouvimos muitos elogios”.

Outro ponto importante destacado pela secretária foi a implantação do sistema de apoio, que ofereceu as especialidades de ginecologia das 7h às 17h para atendimentos de urgência e acompanhamento de pré-natal, sobreaviso em oftalmologia para atendimentos de urgência, além da disponibilização de médico exclusivo para renovação de receitas de medicamentos de uso contínuo.