Feira de Adoção de Cães é sucesso

30/12/2014

Sensacional. Essa é a melhor palavra para definir a Feira de Adoção de Cães de São Sebastião do Paraíso ocorrida no domingo, 21 de dezembro de 2014, na Praça dos Imigrantes. Os 20 cães do Canil Municipal levados para adoção foram adotados rapidamente, em torno de duas horas e a procura pelos peludos continuou durante o dia todo. Dos animais disponíveis, além de alguns serem “sem raça definida”, outros eram mestiços de Poodle, Labrador, Fila, Boxer, entre outros.

Com um público médio de 500 pessoas durante o evento, os cães do Canil Municipal chamaram tanta atenção como os “America Bully” e “Sharpey” que estavam em exposição, participando do Encontro Regional de Cães. Também pudera, é praticamente impossível resistir ao charme dos cachorros do canil, todos limpinhos, saudáveis, fortes, cheirosos e com lacinho na orelha e o melhor, vacinados, vermifugados e supervisionados pelo veterinário responsável do Canil Municipal, Tiago Gonçalves.

A realização da feira era um desejo antigo da atual administração, no entanto, a prioridade maior foi dada para a readequação da estrutura física do canil, conforme explica a secretária municipal de Saúde e Ação Social, Dulcinéa de Freitas Barroso: “Sempre tivemos uma preocupação muito grande com os cães que perambulam pelas ruas da cidade e por isso traçamos um planejamento que previa primeiramente a reforma e readequação do Canil Municipal. O próximo passo seria a realização permanente da feira de adoção consciente, conforme realizada no último domingo. Felizmente fomos surpreendidos positivamente com a presença maciça da população que demonstrou ter aprovado a nossa ideia. Para 2015 teremos muito mais eventos desse tipo e contamos com a presença e o apoio da população”, convida Dulcinéa.

Apesar de apenas 20 cães estarem disponíveis para adoção no dia da feira, alguns populares aproveitaram o evento para doar filhotes. É válido lembrar que esses cachorros doados pelos populares não foram avaliados pelo veterinário municipal e não tem qualquer vínculo com o Canil, o que isenta a Prefeitura de qualquer responsabilidade. Mesmo com a adoção dos 20 cães, restaram mais de 100 animais para doação, que podem ser visitados diretamente no Canil Municipal de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para 2015 espera-se que seja realizada mais uma feira nos primeiros meses do ano, com aproximadamente 50 cães de pequeno, médio e grande porte, aptos a adoção. Além dos animais serem vacinados e vermifugados, os novos proprietários ainda levaram para casa os cães com coleira e guia, modo correto como todo cachorro deve andar na rua.

fotos: Manoel Ribeiro dos Santos