Paraíso realiza 5° Congresso de Tecnologia

22/12/2014

O 5º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional em São Sebastião do Paraíso trouxe debates importantes sobre educação, inclusão, sustentabilidade e saúde. O evento realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, foi uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sul de Minas) – Câmpus Passos e com a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT). Palestras, mesas redondas, oficinas e apresentação de pôsteres reuniram cerca de 250 participantes entre parlamentares, profissionais da educação, estudantes, servidores e dirigentes de instituições públicas e privadas.

Essa é a primeira vez que o Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional é realizado em Minas Gerais. Para o presidente da ABT, professor Fernando da Silva Mota, trata-se de uma importante oportunidade de levar o debate e o diálogo sobre as tecnologias educacionais para o interior do país, de modo a possibilitar o acesso dos educadores a uma temática tão importante. Para ele, esse congresso em Paraíso é uma iniciativa que visa a valorização da formação continuada dos professores.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa, destacou que essa parceria com a ABT e IF Sul de Minas para a realização do evento é muito importante para dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e, sobretudo, para possibilitar a formação continuada dos profissionais da área educacional.

O reitor do Instituto, professor Marcelo Bregagnoli, destacou que a parceria com a ABT para eventos desse tipo vem de encontro com o propósito de atuar em diferentes áreas e, ainda, possibilitando ao sul de Minas um contanto intenso com uma temática tão relevante como a das tecnologias educacionais.

A programação do evento contou com palestras e mesas redondas com profissionais da área de educação, tecnologias e educação a distância. A primeira palestra foi ministrada pelo professor Mamuel Marcos Maciel Formiga, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que falou das Novas Tendências Tecnológicas na Educação – internacionalização da Ciência e Tecnologia no Brasil. Na sequência houve a mesa redonda coordenada pelo reitor do IF Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, que contou com a participação de pró-reitores das universidades federais de Lavras, Itajubá, São João Del-Rey e do reitor da Universidade Federal de Lavras, Paulo Márcio de Faria e Silva. Os participantes debateram o papel das Universidades Públicas no Desenvolvimento Tecnológico do Brasil.

O evento contou ainda com a presença do pró-reitor de Extensão do Instituto, professor Cléber Ávila Barbosa, que coordenou a mesa redonda “A contribuição da extensão educacional dos institutos federais para o desenvolvimento tecnológico da educação” o­nde os pró-reitores de extensão do IFTM (Instituto Federal do Triangulo Mineiro) – professor Ronaldo Eurípedes, do IFCatarinense – professor José Carlos Brancher e do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e professor Wilson de Andrade Matos debateram essa importante temática.

Também participaram do evento os professores Daniel Ribeiro Silva Mill, da Universidade Federal de São Carlos; João Roberto Moreira Alves – presidente do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE) e João Vianney da Hoper Educação, que integraram a mesa redonda “Educação a distância – desenvolvimento e gestão” que foi coordenada pelo secretário municipal Cícero Barbosa.

A professora Lina Sandra Barreto da Universidade de Brasília e da Universidade Aberta do SUS ministrou a palestra “Tecnologias para educação em saúde” e a professora Sônia Andere (Subsecretária de Tecnologias e Informações Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) ministrou a palestra “Política de inclusão tecnológica na educação mineira”.

O evento contou também com um momento voltado para o debate sobre a educação inclusiva, a mesa redonda “Reflexões sobre Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas”, coordenada pela professora Ieda Mayumi Kawashita e contou com debate dos professores Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, Paulo César dos Santos e Elenice Aparecida Carlos, todos do IF Sul de Minas – Câmpus Muzambinho.

Finalizando o evento aconteceu a mesa redonda “Caminhos e tendências da educação tecnológica no Brasil” com as vices presidentes da ABT professoras Mary Sue Carvalho Pereira e Mírian Paúra S. Z. Grispun. Ao fim do congresso, o secretário Cícero Barbosa falou que o evento cumpriu sua missão de disseminar os conhecimentos sobre as tecnologias educacionais. O professor destacou o empenho da ABT, na pessoa da diretora de Minas Gerais, professora Helena Riboli e do IF Sul de Minas – Câmpus Passos, na pessoa do professor João Paulo de Toledo Gomes para a realização do evento e agradeceu aos participantes pela presença.