Paraíso faz ações no Dia de Luta contra Aids

01/12/2014

Com uma programação voltada principalmente para orientação e prevenção da Aids, o Ambulatório de Infectologia de São Sebastião do Paraíso programou uma extensa lista de atividades, por ocasião das comemorações do dia 1º de Dezembro -  Dia Mundial de Luta contra a Aids,  que começaram a ser desenvolvidas desde o dia 24 de novembro e se encerrarão na sexta-feira, dia 5 de dezembro.

Durante a campanha o Ambulatório de Infectologia disponibiliza a população, desde os panfletos de combate e orientações de prevenção da Aids, até os preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante. Além das Unidades de Saúde da Família, que já distribuem esses materiais rotineiramente, nessas semanas eles também podem ser retirados, gratuitamente, no Pronto Atendimento, Ambulatório Municipal, Secretaria de Saúde, Gerência de Ação Social e nas Farmácias Municipais. Um cronograma de palestras foi planejado para atender as escolas estaduais. Diversas empresas, além de vários bares da cidade e setores da saúde receberam a visita dos profissionais da infectologia para serem orientados e tirarem as dúvidas.

Para o dia 1º de dezembro foi realizada uma mobilização em massa. Equipes das Unidades de Saúde da Família, em parceria com os funcionários da Infectologia, estiveram nos principais pontos da cidade e do distrito de Guardinha, das 8h às 11h, realizando pit stop com entrega de preservativos e panfletos. Já na quinta-feira, dia 4, as equipes se dirigirão às casas noturnas do município para realização do teste rápido do HIV e aconselhamento coletivo juntamente com a entrega dos preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. De 1 a 5 de dezembro, o Ambulatório de Infectologia estará aberto das 7h às 16h, sem intervalo para alomoço, para realização do exame e também orientações.

Apesar de todas as estratégias de orientação e prevenção contra a Aids realizadas tanto no Brasil como em Paraíso, infelizmente os casos novos do HIV só tem aumentado. Pesquisas recentes apontam para um crescimento de 11% no País e, em Paraíso, somente no ano de 2013, foram 20 novos casos e, até agora, já foram registrados 24 casos, ou seja, aumento de 20%. O Ambulatório de Infectologia contabiliza atualmente 229 pessoas em tratamento contra a doença.