Concluído Plano de Divulgação de bens culturais

28/11/2014

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do Departamento de Cultura, em conformidade com a Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, encerrou no mês de novembro a segunda etapa do Plano de Divulgação dos Patrimônios Históricos e Culturais do município.

Juntamente com o Setor de Patrimônio Histórico e Cultural, a Prefeitura preocupou-se em zelar por um meio ambiente saudável e por uma herança cultural que distinga e identifique os diferentes grupos sociais deste município, bem como em promover ações para a preservação do patrimônio ambiental e cultural.

Nesse sentido, o reconhecimento dos bens patrimoniais do município, através da divulgação do inventário, aliado aos projetos de educação patrimonial constantemente desenvolvidos e com os trabalhos da Biblioteca Municipal Alencar de Assis, fortalecem as ações que articulam os vários campos do sistema cultural paraisense, disseminando o resgate da memória e da preservação da história e da cultura desta população. Foram confeccionados marcadores de livros com as fotos e nomes de todos os bens inventariados, sendo distribuídos na Biblioteca Municipal, além da divulgação nas escolas e no site da prefeitura.

A metodologia aplicada na realização do inventário seguiu as diretrizes recomendadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), classificando os bens de interesse de preservação em diferentes categorias, que foram contempladas pelo inventário, finalizado no ano de 2012, seguindo o roteiro de preenchimento de fichas do Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais (IPAC).