Handebol de Paraíso é campeão no juvenil

26/11/2014

Após uma boa participação no Jojuninho, em Poços de Caldas, feito pelas equipes de base sub-15 do handebol feminino e masculino, conquistando duas medalhas, no feminino bronze e no masculino prata, São Sebastião do Paraíso não parou e, no dia 21, os atletas saíram de viagem para uma das mais esperadas competições do ano: o Campeonato Mineiro Juvenil na sua fase final.

A equipe feminina já havia enfrentado na classificatória Matias Barbosa, Sesi Uba e Cataguases, fazendo sua semifinal contra Pará de Minas, vencendo por 31 a 24 e conquistando, assim, a vaga na grande final do Estado, enfrentando a forte e equipe de Matias Barbosa que é a atual tricampeã mineira e base da Seleção Mineira. Mas as meninas não se intimidaram e jogaram de igual pra igual, mesmo estando com um grupo base cadete. O resultado ficou 31 x 12 para a equipe adversária, mas a medalha de prata veio com gostinho de ouro pelo esforço durante todo ano, dividido entre treinos, trabalho, estudo e cursinho para vestibulares. A equipe ainda conquistou prêmios individuais como a Melhor Ponta esquerda Samara Tomas e a atleta revelação da competição, Maria Carolina Campos Caetano, atleta essa ainda sub-15 e a melhor técnica pela segunda vez cadete e agora no juvenil feminino, Mariana Nascimento.

A equipe vice-campeão foi composta por Samara Tomas, Amanda Caparelli, Mariana Vieira, Evelyn Capatti, Maria Carolina, Beatriz Silverio, Giovana Vieira, Miria Lima, Andressa , Milena, Larissa Odete e Juliana Silva.

No masculino, com uma equipe forte e de atletas que jogam juntos há quatro anos, na fase classificatória enfrentaram Andradas e Santa Vitória, a campeã de 2013. Vencendo as duas equipes, Paraíso se classificou para fase final em Betim, jogando contra Nova Lima e vencendo por 32 x 25, passando assim para final contra a equipe da casa e um dos melhores times mineiros. Durante todo o jogo, Paraíso esteve focado e os atletas com muita vontade não deram chances para os adversários, ditando o ritmo de jogo do começo ao fim, vencendo ao final pelo placar de 50 x 24. Levaram ainda na seleção do juvenil masculino, Igor Alves, melhor Central e destaq ue na Artilharia; Wender como Melhor Armador direito e revelação para Lucas Horta. Teve ainda a melhor técnica juvenil masculino, Leni Soares, para coroar ainda mais seu trabalho à  frente do handebol paraisense há 27 anos e agora conquistando a medalha de ouro de forma invicta e inédita.

A equipe campeã foi composta pelos atletas Mayk Rocha, Lucas Horta, Jackson Guiraldelli, Guilherme Eva, Marcos Cesarino, Gustavo Silva, Cesar Augusto, Matheus Janio, Alexandre Silva, Breno, Igor Alves, Snider, Wender, Joao Marcos e Carlos.

Hoje Paraíso pode se orgulhar do handebol com um projeto social o­nde tem em torno de 170 atletas desde os 9 anos até o adulto, com equipes de treinamento representando bem e sempre chegando entre as melhores da região, revelando nomes que compõem a Seleção Mineira e atletas convocados para acampamento da Seleção Brasileira de Base e, hoje, a melhor comissão técnica com Leni Soares no juvenil masculino e Mariana Nascimento no cadete feminino e juvenil feminino.

“Conquistarmos esse titulo no masculino e o vice campeonato feminino mostra que nosso trabalho está sendo bem feito, que nossa dedicação e perseverança no esporte paraisense devem continuarm pois os resultados são consequências deste trabalho e do apoio que recebemos de pais, Prefeitura e comércio paraisense, além, claro, da grande dedicação desses atletas que se dispõem a treinar durante a semana dividindo tempo muitas vezes com escola e trabalho, isso é grandioso e tem que ser aplaudido de pé por toda população, são realmente campeões como atletas e pessoas, afirmou Mariana Nascimento.

“Somos referência na região e no Estado de Minas Gerais, mas nosso trabalho é árduo, nosso dia a dia é de muito suor e superação, creio que hoje conquistamos nosso merecimento em estar no topo de Minas que são para poucos, mas sentimos orgulhosos e honrados em representar tao bem nossa cidade. Vamos continuar trabalhando porque agora nossa tarefa aumenta, nossa responsabilidade dobra, pois queremos nos manter entre os melhores”, disse Leni Soares.