Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Semana Ciência Tecnologia tem bom público

14/11/2014

Aconteceu entre os dias 27 e 31 de outubro de 2014 a 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso. O evento foi organizado pela Prefeitura de Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior em parceria com o polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Lagoinha).

O tema da Semana foi “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, em atendimento às determinações do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação que é o idealizador nacional do evento, que já está em sua 11ª edição nacional. O encontro municipal teve três atividades concomitantes que visaram à popularização da ciência e tecnologia e à formação profissional continuada da população.

Nos dias 27 e 28 de outubro, as atividades acadêmicas receberam cerca de 500 pessoas para participarem de seis palestras com temáticas variadas relacionadas à Ciência e Tecnologia, no Teatro Municipal. As palestras foram ministradas por professores mestres e doutores de São Sebastião do Paraíso e região que esclareceram os presentes sobre educação e tecnologias, o papel dos institutos federais na sociedade, empreendedorismo e desenvolvimento social, energia elétrica e sociedade, tecnologias sociais e ciência e tecnologia para a agropecuária.

A abertura do evento contou com a presença do Reitor do IF Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli que, dentre outros assuntos, destacou o crescimento da educação profissional em São Sebastião do Paraíso. Participaram das palestras alunos do Pronatec, do polo e-Tec, do Senac e das faculdades Calafiori e Libertas, além do público geral formado por profissionais das diversas áreas. Também foram realizadas 25 oficinas temáticas nas áreas de educação, tecnologias, meio ambiente e gestão e administração. As oficinas de formação profissional foram realizadas na sede da Uaitec Lagoinha e na carreta escola móvel de Informática e Gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total cerca de 650 pessoas participaram das oficinas temáticas.

Dentro das atividades programadas, aconteceu a I Feira Municipal de Ciência e Tecnologia, com o propósito de despertar nos estudantes paraisense a importância de desenvolverem pesquisas nas diversas áreas do saber. No evento foram apresentados trabalhos de diversas escolas municipais, estaduais e particulares que desenvolveram seus projetos de ciência e tecnologia durante três meses. As atividades foram agrupadas em três categorias por nível de escolaridade: ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e ensino médio. Além das atividades desenvolvidas pelas escolas, a Copasa apresentou a sua mini-estação de tratamento de água e a Cemig, com o seu caminhão escola, desenvolveu um trabalho de conscientização do consumo de energia. As escolas apresentaram maquetes, projetos de reciclagem de materiais, pesquisas de química e física, pesquisas de ciência, trabalhos relacionados à biologia e conscientização sobre consumo de água e energia elétrica, dentre outros.

Todas as escolas participantes receberam certificados de participação e apresentação dos trabalhos e os três melhores trabalhos de cada categoria, avaliados por uma comissão científica, receberam menção honrosa especial. Também foram premiados com certificado especial o melhor estande, a melhor apresentação oral e o melhor relatório de cada categoria de trabalhos.

Na categoria anos iniciais do ensino fundamental o resultado foi o seguinte:
- 1° lugar: Escola Municipal Alice Naves Ferreira – Projeto: O Segredo da Lagarta;
- 2° lugar: Escola Municipal Campos do Amaral – Projeto: Alimentação Saudável, uma proposta de vida – Professoras Amália Alves Neto e Shirley Aparecida Alves;
- 3° lugar: Escola Municipal Wulfida Marcolini – Projeto: Reaproveitamento de água – Professora Camila Luiza Terloni;
- Melhor Estande e Melhor Apresentação Oral: Escola Municipal Alice Naves Ferreira – Projeto: O Segredo da Lagarta.

Na categoria anos finais do ensino fundamental o resultado foi o seguinte:
- 1° lugar: Escola Estadual Paraisense – Projeto: Aquecedor Solar de forma sustentável – Professora Maria José Machado Silva;
- 2° lugar: Escola Municipal Francisco Daniel – Projeto: Aprendendo e Reciclando – Professora Aline Aparecida Abud Ferri;
- 3° lugar: Escola Estadual Paula Frassinetti – Projeto: Sabão Ecológico – Professor Léo Rivelini Naves;
- Melhor Estande e Melhor Apresentação Oral: Escola Municipal Francisco Daniel – Projeto: Aprendendo e Reciclando.

Na categoria ensino médio o resultado foi o seguinte:
- 1° lugar: Projeto: Brincando com materiais recicláveis;
- 2° lugar: Projeto: Microscópio caseiro;
- 3° lugar: Projeto: Funcionamento do motor (combustão);
- Melhor Estande: Projeto: Funcionamento do motor (combustão);
- Melhor Apresentação Oral: Projeto: Brincando com materiais recicláveis;
- Melhor relatório: Projeto: Microscópio caseiro.

Todos os projetos ganhadores dessa categoria foram apresentados pela Escola Estadual Ana Cândida de Figueiredo, sob a orientação da Professora Rafaela Guimarães de Medeiros Souza.

Outra atividade realizada durante a 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi a Feira de Profissões. Esse evento teve o propósito de apresentar à população alguns cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, e cursos superiores que estão disponíveis à população local e regional aqui em São Sebastião do Paraíso. As atividades da Feira aconteceram nos dias 30 e 31 de outubro, no horário noturno, e foram visitadas por escolas de ensino médio da cidade e da região e pelo público em geral.

Participaram dessa atividade expondo seus cursos a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, com os cursos do Pronatec e do polo e-Tec (cursos técnicos), a Libertas Faculdades Integradas, o Senai, o Senac e a Faculdade Calafiori. As instituições apresentaram trabalhos dos seus alunos, divulgaram seus cursos e orientaram os presentes sobre suas organizações didáticas e administrativas.