Seleções de Basquete treinam na Arena

10/11/2014

A Arena Olímpica João Mambrini tem sido a sede de treinamentos da Seleção Brasileira masculina e feminina de Basquete desde o mês de outubro. Os atletas se preparam para competições na cidade venezuelana de Barquisimeto. A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, além de ceder o espaço do ginásio para os treinos, também disponibilizou os alojamentos, a academia de ginástica e a parte de lavanderia.

A seleção feminina sub-15, formada por 18 jogadoras, chegou à cidade no sábado e fará treinos por duas semanas. O grupo de atletas e a comissão técnica repete a mesma preparação realizada em 2012, quando o time feminino também realizou treinamentos na Arena Olímpica. Agora a seleção pretende realizar um trabalho semelhante, desde a preparação, visando uma boa classificação no Sul Americano e, consequentemente, levar a equipe para a disputa da Copa América.

Além das jogadoras, integram a equipe a Comissão Técnica, formada pelo administrador Paulo Henrique Mardegan, a técnica Anne de Freitas Sabatini, os assistentes técnicos Christi Ane Hammersschimidt e Wilson Sanaiotti Júnior, a preparadora física Priscila Moreira de Souza, a médica Lenita Machado Glass, a fisioterapeuta Tatiana dos Santos Cardoso e a nutricionista Emy Takahashi.

O Brasil terá como adversários na competição a Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e a Venezuela. O embarque para Barquisimeto está marcado para o dia 15 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Seleção masculina — A Comissão técnica e atletas da Seleção Brasileira sub-15 masculina também fizeram treinos na Arena João Mambrini no período de 8 a 22 de outubro, visando a participação no 26º Campeonato Sul-Americano da categoria, realizado na cidade venezuelana de Barquisimeto. A Prefeitura de Paraíso disponibilizou para a equipe os mesmos benefícios agora cedidos à seleção feminina.

Além dos 18 jogadores, estiveram presentes em Paraíso acompanhando a Seleção masculina o coordenador André Germano, o técnico Cristiano Grama, os assistentes técnicos Igor Meletti e Agilson Luiz Cornélio Alves, o preparador físico Marcelo Mascarenhas, o auxiliar de preparação física Rafael Fachina, o médico Rafael Geiss Santos e o fisioterapeuta Guilherme Munhoz Scalfi.

Com cinco jogos, cinco vitórias, a Seleção Brasileira masculina de Basquete obteve o título invicto do 26º Campeonato Sul-Americano Sub-15 na Venezuela e a vaga na Copa América Sub-16 de 2015. Na partida final, disputada na segunda-feira, 3 de novembro, em Barquisimeto, o Brasil venceu a Argentina por 66 a 55 (30 a 24 no primeiro tempo).