Prosseguem as obras UPA

05/11/2014

Desde que foi emitida a Ordem de Serviço para a empresa Ptah Construções Ltda., com sede em Uberaba/MG – vencedora do processo de licitação para erguer o prédio que abrigará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Sebastião do Paraíso, que os trabalhos não param. O canteiro de obras está a pleno vapor no terreno de 3.179 m², localizado entre as ruas Stela e farmacêutico Francisco Bruno, ao lado do Ambulatório Municipal, na Vila Santa Maria. O orçamento supera R$ 1,8 milhões e a obra deverá ser entregue no início de 2015.

A Unidade de Pronto Atendimento de Paraíso será de nível 1 com capacidade para atender 200 mil habitantes. A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares o­nde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Compõem a microrregião municípios como São Tomás de Aquino, Pratápolis, Jacuí, Itamoji e Monte Santo de Minas.

O município paraisense foi selecionado há dois anos, juntamente com outras 10 cidades mineiras, que receberam a UPA. Os recursos para as obras, orçadas em quase R$ 2 milhões, são provenientes do Governo Federal, sendo R$ 1,4 milhão através do Programa de Aceleração do Desenvolvimento – PAC 2, que foram depositados em julho de 2012 em conta da Prefeitura, e o restante é contrapartida do município, boa parte deste valor a ser empregado na compra de equipamento e material de serviço.

As UPA’s 24h são integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicas para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

fotos: Manoel Ribeiro dos Santos