4° Simpósio de Educação Profissional

25/06/2014

Na noite do dia 9 de junho, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior realizou o 4° Simpósio de Educação Profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O evento serviu como aula inaugural dos novos cursos que serão ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ao todo estão sendo disponibilizadas 237 vagas nos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Pessoal, Inglês aplicada a serviços turísticos, Espanhol Básico, Libras Básico, Recepcionista, Balconista de farmácia e Inglês Básico. As aulas começaram no dia 10 de junho e os cursos possuem duração média de 180 horas, em um período de três meses.

Durante o simpósio foram ministradas as palestras Pronatec: “Aspectos legais e operacionais”, e “A importância da educação profissional para o desenvolvimento sócio-profissional”, ambas ministradas pelo secretário municipal, professor Cícero Barbosa. Além das palestras os alunos também obtiveram diversas informações sobre o funcionamento dos cursos e as regras operacionais da unidade do Senac as quais foram transmitidas pelo secretário escolar, Igor Gomes.

O secretário Cícero destacou em sua fala no evento que a implantação e operacionalização do Pronatec em Paraíso faz parte da política municipal para o desenvolvimento dos cidadãos e para a melhoria da empregabilidade dos paraisenses. Ele apresentou os dados relativos aos cursos já realizados pelo Pronatec em 2014, sendo mais de 1.000 vagas disponibilizadas. “Estamos fazendo um trabalho sério que visa à profissionalização da população de nossa cidade e para isso contamos com a parceria de instituições que possuem um histórico de sucesso na educação profissional”.

Cícero destacou, ainda, que São Sebastião do Paraíso vive um momento histórico na formação de profissionais e que nesses 18 meses da nova Secretaria, já foram disponibilizadas mais de duas mil vagas nos cursos ofertados via Pronatec. Além disso, há também uma forte injeção de recursos na economia do município, o que, segundo o secretário, já ultrapassa a casa de R$ 2,8 milhões tanto em bolsas para os alunos como no pagamento dos profissionais envolvidos com o programa. Esses recursos, de acordo com o secretário, chegam ao município como um importante reforço econômico e contribui para o aquecimento do setor comercial e de serviços na cidade.

Ao final do simpósio Pronatec foram entregues os certificados dos alunos concluintes do curso de Libras Básico ofertado no primeiro trimestre deste ano. O secretário municipal destacou que a formação em Libras é atualmente uma exigência da legislação educacional para diversas profissões e que novas turmas desse curso serão ofertadas ao longo do ano.