Idosos participam de palestras orientativas

25/06/2014

A Coordenação das Unidades de Saúde da Família do município de São Sebastião do Paraíso organizou um ciclo de palestras em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Mocoquinha, Santa Tereza e o Cras Volante, além do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), por ocasião do 15 de junho, data em que se comemora o dia mundial da conscientização do combate à violência contra o idoso.

As palestras, apresentadas em forma de orientações e bate papo com os respectivos profissionais, aconteceram em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), entre os dias 16 e 18 de junho, com o intuito de conscientizar os presentes sobre os direitos dos idosos, tendo em vista que existe o Estatuto do Idoso, intitulado pela lei 10.741 de 1 de outubro de 2003. Em seu artigo 3º define que, “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Ainda foram abordadas as principais formas de violência contra as pessoas com idade acima de 60 anos, entre elas: maus tratos, agressões físicas, psicológicas, sexuais e muitas vezes financeiras, quando são tirados dos idosos, dinheiro e bens. Atos revoltantes que precisam ser denunciados mesmo que o idoso sinta medo de represálias. Os profissionais enfatizaram que é dever do cidadão denunciar toda e qualquer violência contra o idoso, seja ele parente, vizinho ou apenas conhecido. As denúncias podem ser feitas via telefone pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), Disque 181 (Disque Denúncia), na Policia Militar (190), Ministério Público, CREAS do município, que fica na Rua Pimenta de Pádua, 1865, no centro da cidade e funciona das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço e também nas Unidades de Saúde da Família. É bom lembrar que as denuncias podem ser anônimas e que todas são verificadas sigilosamente antes de serem comunicadas às autoridades.

Para a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, esse tipo de abordagem feita pelos profissionais da saúde nas USFs além de orientar a população quanto aos direitos dos idosos, também prepara os jovens de hoje para um futuro mais digno. “O estatuto do idoso ainda é muito novo, tem apenas 11 anos e sabemos que a tendência mundial é o aumento da expectativa de vida da população. Aqui em Paraíso não é diferente. Por isso nos preocupamos em garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade. Para isso, temos as palestras dos profissionais da atenção básica, atividades do Projeto Vida Ativa e também aulas de Tai Chi Chuan, nas praças do município, gratuitamente a todos que se interessarem. Precisamos também trabalhar intensamente a prevenção da violência contra os idosos, identificando-as e fazendo o encaminhamento correto dos casos, garantindo o cumprimento das leis. Nesse sentido, convidamos todos os agentes públicos e a sociedade em geral para uma ampla mobilização e sensibilização da população, no sentido de assegurarmos respeito e proteção à pessoa idosa, contribuindo assim para o efetivo exercício de seus direitos de cidadania”, finaliza Dulcinéa.