Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Semana Meio Ambiente contou com muitas atividades

23/06/2014

As comemorações da 17ª Semana do Meio Ambiente em São Sebastião do Paraíso foram realizadas de 31 de maio a 8 de junho com diversas ações voltadas para conscientização e preservação. Durante os eventos, houve grande participação da população e também das famílias, cumprindo assim o objetivo do evento e a participação e adesão da população aos projetos e ações ambientais do município.

A 8ª edição do Camping do Baú abriu as comemorações nos dias 31 de maio e 1° de junho, reunindo 21 barracas de aventureiros de várias idades. Contando com  o apoio da Guarda Municipal e com uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, tudo transcorreu de forma tranquila e saudável, com a participação de várias crianças. Fogueiras foram acesas e muita música alegrou a noite. Houve, ainda, a distribuição de sementes contribuindo para o reflorestamento da área. Um dos pontos altos do evento foi a realização de brincadeiras noturnas que envolveram crianças e adultos. Na manhã do domingo, pipas subiram ao céu, mesas de truco foram montadas e churrasqueiras se tomaram de fogo.

Ainda no domingo, a Praça Santa Paula Frassinetti foi palco do Festival de Pesca da Lagoinha, que aconteceu das 6h às 18h. Durante todo dia passaram pelo local mais de duas mil pessoas e estima-se que aproximadamente 800 pescadores aproveitaram o dia para desfrutar da pesca no local. A Secretaria de Meio Ambiente manteve funcionários todo o tempo na praça fazendo a pesagens dos peixes pescados. Foram retirados cerca 2.500 quilos de várias espécies, principalmente tilápias. Quem esteve ao local pode contar com a estrutura oferecida pela Prefeitura: ambulância, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra e funcionários de diversas secretarias municipais.

Na segunda-feira, dia 2, diversos alunos fizeram uma visita ao Parque da Serrinha e ao Aterro Sanitário. Durante a semana que antecedeu os eventos, foram realizadas visitas de escolas da rede municipal e estadual ao. Os alunos participam de palestras, receberam material informativo com dicas de como economizar água e energia e ainda como separar o lixo para destinar corretamente. Participaram também de caminhada em trilha ecológica em área preservada de Mata Atlântica, podendo observar espécies da flora e da fauna do local, aprendendo in loco sobre a importância ecológica de se preservar estas áreas. O parque e o aterro também contaram com a visita de estudantes de São Tomás de Aquino. Os alunos participaram das atividades, visitando trilhas ecológicas e participando de palestras sobre educação ambiental. No aterro, a nova geração discutiu a importância da prática da coleta seletiva e disposição correta dos resíduos, preservando o meio ambiente e contribuindo para uma cidade mais limpa e agradável.

Na terça-feira, dia 3, foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), capacitação sobre Legislação Ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ICMS Ecológico. O evento aconteceu em Passos das 8h às 17h e teve como público-alvo gestores municipais de meio ambiente, conselheiros municipais de meio ambiente, procuradores, advogados, servidores do setor e outros interessados das prefeituras associadas à Ameg. Segundo os organizadores, o objetivo da capacitação foi promover a atualização profissional dos gestores e conselheiros municipais de meio ambiente consolidando entendimentos quanto aos temas apresentados.

Na quarta-feira, dia 4, em parceria com a Curtidora Nossa Senhora Aparecida, aconteceu a conscientização ambiental e plantio de árvores nos bairros no entorno da lagoa San Genaro, o­nde está sendo realizado trabalho de revitalização em parceria com a empresa, através de panfletagem sobre a importância da preservação e manutenção das lagoas e descarte correto de resíduos. Crianças da Casa São Francisco participaram do evento, juntamente com alunos da escola municipal Alice Naves Ferreira e do Núcleo Educacional São Francisco de Assis (Nesfa).

No dia mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o evento se concentrou no lançamento do programa “Cidade Limpa”, com a fixação de cem lixeiras em locais específicos, desde a Lagoinha até a Praça da Estação — em um primeiro momento. Há uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e as empresas. Elas adquirem as lixeiras e colocam sua propaganda e a Prefeitura faz a instalação e manutenção das mesmas. Aconteceu também nesse dia a conscientização e mutirão de limpeza, saindo da Praça dos Imigrantes até a Praça da Matriz o­nde foi plantada uma muda de ipê amarelo com a participação dos alunos da escola municipal Noraldino Lima. Neste mesmo dia, as escolas municipais Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza) e Wulfida Marcolini (Maria Italiana) e, ainda, as escolas estaduais São João da Escócia (Vila São Pedro) e Inês Miranda Almeida (Jardim Itamaraty) realizaram panfletagem e plantio de mudas em suas sedes — parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os panfletos foram distribuídos nos bairros o­nde as escolas estão  localizadas, objetivando a conscientização dos moradores locais quanto à separação do lixo e sua correta destinação.

No sábado, dia 7, o evento foi na Feira da Estação. Em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Coapa) e a escola Alice Naves Ferreira, teve uma exposição de projetos em prol do meio ambiente, o­nde os alunos desenvolveram roupas através de materiais recicláveis. O trabalho tem o objetivo de conscientizar os participantes quanto à reciclagem e, ainda, à destinação correta de resíduos, contribuindo assim para a coleta seletiva.

Finalizando as comemorações, no domingo, dia 8, aconteceu um Trekking Ecológico promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Agência “Trilha Mineira” de Desenvolvimento Turístico. O evento contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas e 62 equipes inscritas. Na largada foram distribuídas sementes de ipê branco, amarelo, roxo e negro para serem dispersados pelos participantes durante o percurso, que saiu da Casa da Cultura com chegada ao Parque da Serrinha, passando por paisagens rurais e naturais. A atividade teve o apoio da Guarda Municipal, Copasa, Polícia Rodoviária Estadual e Departamento Municipal de Turismo. Com a apuração dos pontos, as três melhores equipes e destaques entre os competidores foram: 1º lugar – Trirrilheiros; 2º lugar – Era do Gelo e 3º lugar – Os Brejeiros. Destaques paras equipes Tartaruga Tropika + Ñ Breka e Tatu Indiana Jones.