Administração é tema de simpósio em Paraíso

18/06/2014

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior de São Sebastião do Paraíso promoveu nos dias 31 de maio e 7 de junho, o 1° Simpósio Municipal de Estudos de Administração. O evento teve o propósito de aprofundar algumas temáticas relacionadas aos cursos da área de gestão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), ofertados em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas – Câmpus Passos.

Cerca de 150 alunos dos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos e Vendedor estiveram presentes no evento. Alguns alunos do curso de Organizador de Eventos, também do Pronatec, atuaram como apoio na organização do evento.

O primeiro dia do simpósio abordou os seguintes temas: Tipologias e características dos Estudos de Administração, Educação Fiscal no contexto social atual, A importância dos sistemas informatizados para a administração. No dia 7, os temas abordados foram: Gestão de Finanças para o Desenvolvimento, A profissionalização da gestão pública e Motivação na vida do trabalhador.

As palestras foram ministradas por alguns professores do Pronatec em São Sebastião do Paraíso e por convidados externos, como foi o caso da gerente da Administração Fazendária de Paraíso, Fabiana Sinno Ribeiro, que trouxe a temática da Educação Fiscal para o evento. Além de Fabiana, o professor e secretário municipal Cícero Barbosa, a contadora Maria Imaculada Bícego, o professor e compositor Marcos Evangelista e o bacharel em Ciências da Computação, César Felício Lima, foram os outros palestrantes do evento, que teve a presença da coordenadora do Pronatec do IF Passos, professora Maria Concebida Pereira.

Diversos professores do programa também participaram do Simpósio. Para Marcos Evangelista, atividades como esta são fundamentais para proporcionar um enriquecimento intelectual aos alunos. O estudante do curso de organizador de eventos, Natanel Marques Alves, disse que é muito importante as atividades para que os alunos também aprendam em um ambiente diferente do escolar e possam colocar em prática aquilo que aprendem no curso.

O secretário Cícero Barbosa afirmou que a Secretaria não tem medido esforços para possibilitar que os alunos estejam cada dia mais próximos da realidade dos cursos que frequentam e que a participação em atividades extra sala como é o caso do simpósio sempre possibilitam o contato com a temática e o enriquecimento do curso.