Educanvisa capacita professores em Paraíso

02/06/2014

O município de São Sebastião do Paraíso foi um dos escolhidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para receber o projeto Educanvisa, que prepara os profissionais de educação da rede pública e de Vigilância Sanitária, para que possam disseminar conceitos de saúde que tem relação direta com o trabalho do órgão, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.

A parceria realizada entre as secretarias municipais de Saúde e Educação ofereceu, no dia 16 de abril, a primeira capacitação aos orientadores do ensino fundamental da rede pública municipal. Estão previstas mais três etapas de capacitação ao longo de 2014 e a estimativa é que 270 alunos receberão as orientações do Educanvisa.

No total, quatro profissionais do município foram treinados em Brasília–DF em 2013, sendo dois do setor de Saúde e dois da Educação. Além do treinamento que é custeado pela Anvisa, o órgão ainda cede os materiais didáticos utilizados durante o projeto. Já o município entra com a capacitação dos orientadores, professores e alunos. O público alvo escolhido foi alunos do quinto ano, de seis escolas públicas do município e a estimativa é que o projeto tenha seu término até o mês de novembro.

O projeto é pioneiro na região, sendo que a cidade mais próxima que o realiza é Poços de Caldas. Para a secretária de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, essa é mais uma competência que o município assume, pensando sempre na promoção à saúde da população. “As crianças hoje são nossas maiores aliadas em propagar informações para suas casas. Temos notícias que as crianças estão “fiscalizando” pais, irmãos, tios e primos em relação à dengue, lixo nas ruas, tabagismo e outros, ou seja, elas participam de palestras nas escolas, aprendem com os professores e levam as informações para a família. Muitos pais chegam nos relatando essas histórias e aí temos a certeza que o trabalho está rendendo frutos. É isso que esperamos com o projeto Educanvisa, que todas as crianças estejam aptas a refletir sobre a influência exercida pela propaganda no consumo de produtos bem como que os estudantes sejam capazes de disseminar os conhecimentos adquiridos sobre a Vigilância Sanitária”, explica Dulcinéa.

No currículo do projeto, os conteúdos são passados por meio de minicursos fundamentados em quatro temas: A Saúde e a Promoção da Saúde; A Vigilância Sanitária; Os Medicamentos, Alimentos e Agrotóxico e A Propaganda de Medicamentos e de Alimentos. Mais informações no 3558-3639 – Vigilância Sanitária.