Paraíso realiza 6° Seminário de Saúde Mental

13/05/2014

Acontece nesta quinta-feira, 15 de maio, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, o 6° Seminário de Saúde Mental, em comemoração ao dia de luta antimanicomial – 18 de maio. O tema deste ano é “Descomplicando a Saúde Mental – Avanços e Novos Desafios”. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Paraíso e Vitória.

O início do evento está previsto para as 8h, com a abertura realizada pela secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, seguida pela apresentação artística do grupo Roda das Emoções. A primeira palestra terá o tema “Ideação suicida: fatores de risco e prevenção”, ministrada pela psicóloga do CAPS Vitória Daiane Arantes de Oliveira. Às 10h, está previsto a palestra do médico psiquiatra Eduardo Villar Fonseca sobre: “Drogas: uma “viagem” na história e cultura da humanidade”.

No período da tarde, a partir das 13h, Jorge Cândido Assis, portador de esquizofrenia há 29 anos e pesquisador do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, abordará sobre o tema: “Esquizofrenia e possibilidades de superação. Em seguida o tema “Transtorno bipolar: diagnóstico e manejo” será palestrado pelo médico psiquiatra Marcelino Henrique de Melo. Por último, o usuário do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS Paraíso) Wallacy Francisco da Silva, fará um relato de experiência sobre “Sentimento e Liberdade”.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelos telefones 3531-3897 e 3539-1104 ou pelo e-mail: caps2.saude@ssparaiso.mg.gov.br. Posteriormente será conferido certificado de participação aos presentes. O VI Seminário de Saúde Mental de Paraíso é aberto a toda população, trabalhadores, familiares dos usuários dos CAPS, profissionais de saúde, educação, assistência social e demais interessados. Mais informações: 3531-3897 ou 3539-1104.