HPV: Paraíso ultrapassa meta estipulada

28/04/2014

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso divulgou na segunda-feira, 14 de abril, o balanço realizado pela Vigilância em Saúde referente à vacinação contra o HPV. A campanha teve início em 10 de março e foi finalizada em 10 de abril. Apesar de ser preconizado pelo Ministério da Saúde que a meta seja de pelo menos 80%, o total de meninas vacinadas entre 11 e 13 anos, foi de 1.423, número correspondente a 87,62% da meta do município, assim distribuídos: 447 meninas com 11 anos, 504 com 12 anos e 472 com 13 anos.

Mesmo a equipe de Vigilância em Saúde tendo superado a meta de 80%, algumas dificuldades foram enfrentadas. Os responsáveis por 23 adolescentes assinaram um termo de não autorização para imunizar as meninas. A vacina HPV foi ofertada gratuitamente para as adolescentes de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias no Posto de Puericultura, nos Programas de Saúde da Família que possuem salas de vacinas: USF Guardinha, São Pedro, Vila Formosa e São Judas. Equipes de vacinadoras estiveram presentes nas escolas públicas e privadas.

Na visão da secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, a primeira etapa da campanha superou as expectativas, tendo em vista que é uma vacina inédita no país. “Por ser uma vacina nova no Sistema Único de Saúde (SUS) e o público-alvo serem meninas, de 11 a 13 anos, surgiram dúvidas na equipe quanto à aceitação da aplicação da dose. Nós superamos a meta de 80%, vacinando 87% de meninas na faixa etária indicada, no entanto, tivemos 23 termos de não autorização assinados pelo responsável. O empenho e dedicação da equipe de trabalhadores é o nosso diferencial, mas a população deve se conscientizar da importância da vacina, tendo em vista que ela protege contra vários tipos de vírus, entre eles os mais comuns em casos de câncer de colo de útero. Prevenimos hoje para evitar a doença amanhã”, comenta Dulcinéa.

A secretária ainda complementou agradecendo a todos os parceiros envolvidos, direta ou indiretamente. “Muito obrigada às escolas que abriram as portas e nos ajudaram, assim como a toda equipe de imunização do município que se empenhou muito para atingir esse resultado. Parabéns a todos”, enfatizou Dulcinéa.

É bom lembrar que uma segunda fase da campanha deverá ser realizada em setembro deste ano e uma dose de reforço em 2019. Mais informações no 3539-1040.