Gripe H1N1: horário para vacinar é ampliado

24/04/2014

A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 (Gripe A) teve início na segunda-feira, 22 de abril e o término está previsto para 9 de maio. A expectativa é de que pelo menos 15 mil pessoas sejam vacinadas em São Sebastião do Paraíso, tendo em vista que esse número corresponde a 80% do público-alvo, cuja população corresponde a 19.151 pessoas.

A equipe de Vigilância em Saúde, prezando pela organização e bem-estar dos cidadãos que receberão a vacina, estenderá o atendimento no Posto de Puericultura, das 8h até as 20h, do dia 22 ao dia 30 de abril. Apesar do feriado na quinta-feira e do recesso na sexta, o Posto de Puericultura atenderá normalmente dia 2 de maio, sexta-feira, das 8h às 17h, retornando ao atendimento normal de 5 a 9 de maio. Além das salas de vacinação, a Secretaria de Saúde disponibilizará uma equipe de vacinadores para atender as pessoas acamadas e também da zona rural. Já o “dia D”, será realizado no sábado, 26 de abril, o­nde o Posto de Puericultura e as salas de vacinação das USFs São Judas, Vila Formosa, São Pedro, Alvorada e Guardinha estarão abertas das 8h às 17h.

As faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde para receberem a vacina são: crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses 29 dias, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, os privados de liberdade e trabalhadores da saúde, que de acordo com o Ministério da Saúde são: enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, motoristas da saúde, recepcionistas e auxiliares de limpeza que trabalham nos setores da saúde. A Secretaria de Saúde entende que profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, bioquímicos e dentistas também estão em contato direto com os pacientes, portanto serão vacinados também.

Ressaltamos a importância do cartão de vacinação para quem for vacinar. Gestantes e puérperas devem levar também o cartão de pré-natal. Pessoas com comorbidades deverão levar junto com o cartão de vacinação, o encaminhamento médico.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, toda a equipe de imunização está bem entrosada e pronta para bem atender a demanda “Ainda não tivemos uma campanha de vacinação tão grande como essa, afinal são mais de 19 mil pessoas que irão se vacinar em apenas 14 dias, o que em média, significa mais de mil pessoas sendo vacinadas por dia. Nossa equipe está bem preparada, no entanto, precisamos contar com a colaboração da população, pois acreditamos que haverá formação de filas e nesse caso, a maioria das pessoas é prioritária. Já estendemos nosso horário de atendimento até as 20h e conforme o andamento da campanha tomaremos outras providências necessárias”, explicou Dulcinéa.

É importante ressaltar que, quem define a faixa etária da população a ser vacinada é o Ministério da Saúde, e as doses de vacinas são destinadas ao município já em quantidade definida, o que impossibilita que pessoas que não se enquadram no público-alvo, sejam imunizadas.

Recomendações

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares o­nde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.