Lançado edital de Educação Patrimonial

22/04/2014

O Departamento de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso lançou nesta semana o edital de processo seletivo do projeto de Educação Patrimonial 2014 intitulado “Centenário do Prédio da Estação Ferroviária Mogiana: vida, memória e história (1914-2014)”, desenvolvendo a política pública municipal, direcionado para a salvaguarda deste importante patrimônio da cidade.

As inscrições poderão ser feitas de 22 de abril a 9 de maio, no setor de Protocolo da Prefeitura, à praça dos Imigrantes, 100, Lagoinha, das 11h às 17h. A proposta do projeto é direcionada para os alunos que cursam o ensino médio das escolas da rede pública e particular de ensino do município.

O trabalho consiste em abordar, através de aulas expositivas, visita guiada e levantamento de dados, a importância histórica do prédio da Estação Ferroviária Mogiana para a cidade. Inclui, ainda, uma viagem às cidades históricas de São João Del Rey e Tiradentes. Os aprovados terão novas práticas educativas de inclusão e reconhecimento nas próprias ações culturais, partindo dos bens existentes do patrimônio local: “Estação Ferroviária Mogiana”, chegando até a região de São João Del Rey e Tiradentes carregadas de vida, memória e historia.

De acordo com a diretora de Cultura, Cinira Mumic Ribeiro Magalhães, o edital tem o objetivo de democratizar o setor público e a sociedade civil, tendo em vista que a grandiosidade deste projeto não poderia ser direcionada para uma determinada escola do município. Sendo assim, a proposta toma uma dimensão maior, podendo atender todos os estudantes que se interessam pela preservação e salvaguarda do Patrimônio Histórico de São Sebastião do Paraíso, conseguindo alcançar assim seu propósito.

“O projeto propõe aos discentes e docentes investigar, observar e conhecer as riquezas patrimoniais inseridas no contexto, além de fichamentos de observação, entrevistas, depoimentos, histórias orais, fotografias, construção e criação de materiais didáticos a respeito dos mesmos, pois somos todos autores e coautores da nossa própria história”, enfatizou Cinira.

CLIQUE AQUI para acessar o Edital.