Prefeitura realiza sorteio das casas populares

16/04/2014

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na manhã desta quarta-feira, 16 de abril, na Arena Olímpica João Mambrini, o sorteio das 312 casas populares em fase final de construção no Residencial Belvedere, às margens da rodovia BR 491. O evento foi acompanhado por centenas de pessoas que se inscreveram para a obtenção do imóvel, financiado pela Caixa Econômica dentro do programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) do Governo Federal.

O prefeito Rêmolo Aloise, o vice, Daniel Mendonça, e o deputado federal Geraldo Thadeu, compareceram à cerimônia. Em suas palavras, Reminho destacou a importância daquele momento para as famílias paraisenses que se inscreveram visando a obtenção de uma casa popular. O prefeito anunciou que outras trezentas unidades serão construídas no bairro Santa Tereza e, até o final de sua administração, pretente entregar mais mil residências. O vice-prefeito destacou o trabalho da Prefeitura para que este dia chegasse, permitindo que muitas pessoas se livrem do aluguel. “Temos consciência de que a demanda é grande”, afirmou Daniel.

O sorteio contou, ainda, com as presenças dos membros da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização, que atestaram todos os procedimentos relacionados ao evento, desde as fases preparatórias, incluindo inserção dos cartões e a lacração das urnas para garantir a transparência e legitimidade de todos os atos relacionados aos trabalhos. Representantes da Caixa Econômica Federal, Câmara Municipal, sociedade civil, associações de moradores e conselhos de classe também acompanharam a cerimônia, organizada pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social – responsável por todas as etapas da seleção, incluindo o cadastramento dos preponentes.

Os primeiros nomes sorteados foram os candidatos idosos, sendo 10 titulares e o mesmo número de suplentes. Em seguida, foram beneficiados os portadores de necessidades especiais ou a família tenha pessoa com deficiência – também 10 titulares e 10 suplentes. A terceira urna continha os nomes dos candidatos que se enquadraram no Grupo 1 – cinco e seis critérios, ou três e quatro, conforme Portaria nº 595 de 18 de dezembro de 2013, totalizando 219 titulares e 101 suplentes. Logo depois foram sorteados os candidatos que se enquadram no Grupo II – um a quatro critérios, sendo 73 titulares e 35 suplentes. A última urna, considerada Especial, foi destinada à hierarquização e ordenamento dos idosos e deficientes que se encontram na situação de empate. Algumas pessoas chegaram a se emocionar ao ouvirem seus nomes serem contemplados com as chaves do imóvel.

Agora, todos os sorteados, pela ordem, serão convocados pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social para apresentação das Certidões negativa de propriedade de imóvel, atualização do CadÚnico (Cadastro Único dos Programas Sociais) e preenchimento das Declarações de Beneficiário e Apuração de Renda, visando a montagem de pastas de documentos, “dossiês”, que serão encaminhadas à Caixa Econômica Federal para avaliação. Caso aprovados, os candidatos celebrarão contrato de aquisição de unidades habitacionais vinculadas ao PMCMV junto ao banco.

Os candidatos do cadastro de reserva serão convocados apenas na eventualidade de exclusão, desistência, impedimento ou não atendimento das normas do programa por parte dos sorteados. Durante a fase de inscrição, a Prefeitura atendeu mais de dois mil candidatos. A lista completa dos nomes sorteados será disponibilizada no site oficial da Prefeitura, no link “download”, com o título “Lista dos nomes das pessoas sorteadas para aquisição de casa popular no Residencial Belvedere”.