Dia Mundial da Saúde é comemorado em Paraíso

11/04/2014

Aproximadamente 400 pessoas foram beneficiadas com o evento

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso realizou na segunda-feira, 7 de abril, evento em comemoração ao dia mundial da saúde. O local escolhido foi o centro da cidade, na Praça da Matriz, que reuniu vários setores da saúde com no intuito de orientar a população em diversas atividades.

No evento, que atendeu aproximadamente 400 pessoas, a população aferiu a pressão arterial, realizou o teste de glicemia, recebeu orientações sobre higiene bucal e escovação, saúde do trabalhador, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabagismo, dengue e saúde mental. Diversos setores estiveram presentes, como Unidades de Saúde da Família (USFs), Odontologia, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Infectologia, Vigilância em Saúde, Programa Saúde da Mulher e programa Geração Saúde.

A saúde pública de Paraíso tem hoje um enfoque maior na parte da promoção da saúde e prevenção das doenças. Essa área é denominada de atenção primária à saúde e as Unidades de Saúde da Família (USFs) são os locais responsáveis pelo atendimento dessa demanda. Atualmente Paraíso conta com 18 unidades, sendo uma no distrito de Guardinha, que apresentam uma cobertura de 82% da população.

Para a secretária municipal de saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, a pasta saúde é muito dinâmica e precisa de investimentos constantemente “A atual Administração Municipal investe muito na saúde, seja na manutenção de prédios e equipamentos, na compra de exames e consultas, na contratação e no pagamento de funcionários, nos investimentos na frota de veículos que faz serviços internos e também viaja para diversas cidades, na capacitação de funcionários, enfim, em tudo que direta ou indiretamente influencia num atendimento de qualidade para a população de Paraíso”, explica Dulcinéa.

Para se ter ideia, só em 2013, aproximadamente R$ 53 milhões foram destinados do orçamento público para a Secretaria de Saúde de Paraíso. E tem mais, o setor zerou a fila de exames laboratoriais, ultrassons, tomografias e ressonâncias magnéticas, criou o plantão odontológico noturno e nas 24 horas dos finais de semana, oferece o transporte para pacientes atendidos no Pronto-Socorro e no Ambulatório Municipal para retornar para casa, realizou o mutirão oftalmológico com mais de três mil atendimentos em consultas e cirurgias, incentiva o combate permanente a dengue, contratou mais de 40 médicos, humanizou o atendimento, realizou mais de 170 mil consultas médicas e mais de 1.500 cirurgias eletivas, e em novas instalações, o setor de fisioterapia realizou mais de 40 mil atendimentos. Como reconhecimento das ações promovidas a área da saúde, recebeu prêmios por metas alcançadas e pelo bom desempenho de várias atividades.