Funcionários participam de curso de trânsito

11/04/2014

Funcionários da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, participaram do curso de Métodos e Técnicas Educativas para Mobilidade Urbana, realizado pela Edutranec (Educação para o Trânsito e Eventos Culturais), na cidade de Florianópolis/SC, nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2014.

O objetivo do curso foi agregar conhecimentos para desenvolver um trabalho cada vez melhor no setor de educação de trânsito no município de São Sebastião do Paraíso. O departamento que cuida deste assunto em Paraíso está preocupado com alto índice de acidentes na área urbana e já vem realizando trabalhos de educação nas escolas durante todo o ano com crianças do 4º ano do ensino fundamental, buscando conscientizar os estudantes para que possam transmitir conhecimentos a familiares e amigos a fim de prevenir acidentes.

Conforme relata a chefe de departamento de Trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Vieira, a preocupação maior é conscientizar todos usuários da via de que é preciso respeitar o trânsito. “Estamos trabalhando para que, em breve, possamos lançar uma campanha de conscientização para que todos possam participar e, com isso, evitar acidentes de trânsito como vem acontecendo todos os dias”, informa.

Além de Walquíria, estiveram presentes ao curso o secretário municipal de Segurança Pública, Ronaldo Antonio Bernardes, a coordenadora de Educação de Trânsito, Gisele Maria da Silva e a Guarda Municipal Silvia Helena Ribeiro Duarte. Além dos representantes paraisenses, Barra do Corda/MA, Brasília/DF, Brusque/SC, Curitiba/PR, Divinópolis/MG, Fazenda Rio Grande/PR, Ibirubá/RS, Indaiatuba/SP, Joinville/SC, São Bento do Sul/SC, São Francisco do Sul/SC, São Paulo/SP, Sítio dos Ingleses/MA e Timbó/SC, também enviaram participantes e todos puderam trocar experiências e conhecimentos.

Dentro da programação do curso foi trabalhado motivações para a aprendizagem, educação sensível para o trânsito, trânsito e valores, educação de trânsito para crianças e adolescentes, o trânsito como tema transversal na escola, projetos de educação para o trânsito e oficina de contador de estórias.