Conselheiros aprovam medidas para 2014

08/04/2014

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de São Sebastião do Paraíso esteve reunido na quinta-feira, 3 de abril, para discutir e aprovar a execução de uma vistoria envolvendo toda a parte de madeira do telhado da Estação Ferroviária Mogiana. Outra pauta debatida foi um projeto complementar de restauração da antiga caixa d’água, hoje sede da Academia Paraisense de Cultura.

De acordo com a chefe do Departamento de Cultura e conselheira Cinira Mumic Ribeiro Magalhães, estes projetos comprovam a preocupação com a política pública de preservação e salvaguarda de todos os bens patrimoniais do município. “Não podemos fazer acontecer sem profissionalismo”, ressalta a presidente do Conselho.

Os conselheiros aprovaram, ainda, um projeto de aquisição de mobiliário para o arquivo Histórico Municipal, o que possibilitará uma melhor acomodação dos documentos históricos, além de proporcionar um ambiente de pesquisa, até então inexistente no local. O chefe do setor de Patrimônio Cultural, Lucas Candido de Oliveira, apresentou o edital do projeto de Educação Patrimonial 2014, intitulado “Centenário da Estação Ferroviária Mogiana: vida, memória e História (1914-2014)”, sendo aprovado para publicação. Outro ponto discutido pela presidente foi a respeito da revitalização do Morro do Baú de Santa Cruz – próximo à rodovia MG 050, que necessita de alguns reparos para melhor receber os turistas.