Saúde comemora dia mundial nesta segunda

04/04/2014

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso realizará nessa segunda-feira, 7 de abril, evento referente ao Dia Mundial da Saúde. A comemoração será na Praça comendador José Honório (Matriz), das 9h às 12h, e reunirá vários setores da saúde com o intuito de orientar a população em diversas atividades.

Neste evento a população poderá aferir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia, preencher requerimento para realização da mamografia, além de receber orientações sobre higiene bucal, saúde do trabalhador, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tabagismo, dengue e saúde mental. Unidades de Saúde da Família (USFs), Odontologia, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Infectologia, Vigilância em Saúde e Programa Saúde da Mulher serão os setores presentes à comemoração.

A saúde pública de Paraíso tem hoje um enfoque maior na parte da promoção da saúde e prevenção das doenças. Essa área é denominada de atenção primária à saúde e as USFs são os locais responsáveis pelo atendimento dessa demanda. Atualmente Paraíso conta com 18 unidades, sendo uma no distrito de Guardinha e que apresentam uma cobertura de 82% da população.

Para a secretária municipal de saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, a pasta saúde é muito dinâmica e precisa de investimentos constantemente “A atual administração municipal investe muito na saúde, seja na manutenção de prédios e equipamentos, na compra de exames e consultas, na contratação e no pagamento de funcionários, nos investimentos na frota de veículos que faz serviços internos e também viaja para diversas cidades, na capacitação de funcionários, enfim, em tudo que direta ou indiretamente influencia num atendimento de qualidade para a população de Paraíso”, explica Dulcinéa.

Para se ter ideia, só em 2013, aproximadamente R$ 53 milhões foram destinados do orçamento público para a Secretaria de Saúde de Paraíso. E tem mais, o setor zerou a fila de exames laboratoriais, ultrassons, tomografias e ressonâncias magnéticas, criou o plantão odontológico noturno e nas 24 horas dos finais de semana, oferece o transporte para pacientes atendidos no Pronto-Socorro e no Ambulatório Municipal para retornar para casa, realizou o mutirão oftalmológico com mais de três mil atendimentos em consultas e cirurgias, incentiva o combate permanente a dengue, contratou mais de 40 médicos, humanizou o atendimento, realizou mais de 170 mil consultas médicas e mais de 1.500 cirurgias eletivas, e em novas instalações, o setor de fisioterapia realizou mais de 40 mil atendimentos. Como reconhecimento das ações promovidas a área da saúde, recebeu prêmios por metas alcançadas e pelo bom desempenho de várias atividades.