Paraíso realiza caminhada contra dengue

28/03/2014

Na próxima segunda-feira, 31 de março, a população de São Sebastião do Paraíso sairá às ruas, mais uma vez, para dizer “chega de dengue, é hora de agir”. Essa foi a data escolhida pela Secretaria Municipal de Saúde para alertar toda a comunidade dos riscos que o mosquito Aedes Aegypti pode trazer a nossa comunidade.

O evento ocorrerá em forma de caminhada, que sairá da Praça dos Imigrantes (em frente ao prédio da Prefeitura) às 8h30 e percorrerá uma das principais ruas da cidade, como a Pimenta de Pádua destino à Praça da Matriz. Um caminhão de som irá conduzir os parceiros da luta contra a dengue, anunciando as medidas preventivas que a população deve tomar, tudo com o intuito maior de acabar com o mosquito transmissor da dengue.

Neste ano de 2014, Paraíso registrou até agora seis casos positivos da doença, sendo que dois casos são importados, ou seja, foram contraídos em cidades vizinhas. O número é considerado relativamente normal, tendo em vista que municípios próximos já registraram um número muito maior de casos de dengue.

Para a secretária de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, o número de casos registrados no município é o reflexo de um trabalho sério e resolutivo da equipe de agentes de combate a dengue. “Nossa maior vontade é que Paraíso não registrasse nenhum caso de dengue, no entanto isso é impossível, devido à proximidade que estamos com as cidades vizinhas, o­nde o número de casos da doença é bem superior. Levamos pacientes todos os dias para Passos, Ribeirão Preto, entre outras cidades, o­nde o número de casos registrados da dengue está elevado. Pode acontecer de um paciente nosso se contaminar nessas cidades, por isso estamos atentos, com a equipe médica e de enfermagem treinada para detectar e solicitar o exame assim que o paciente procurar o serviço de saúde com os sintomas da doença”, explica Dulcinéa.

A secretária ainda comenta que é com esse objetivo que a caminhada está sendo realizada pela terceira vez no município. “Precisamos alertar à população que a dengue é uma doença grave e pode matar. Felizmente não tivemos nenhum caso de morte pela doença aqui no município, até o momento. Isso se deve ao trabalho que a equipe dos agentes de combate a dengue vem desenvolvendo diariamente. Estamos fazendo nossa parte e é necessário que a população faça a parte dela”, desabafa a secretária.

A caminhada é realizada no município, sempre no mês de março e conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, Copasa, Unidades Saúde da Família e Rádio da Família.

Ajude Paraíso a combater a dengue. Faça sua parte, chame seus vizinhos, participe da caminhada contra a dengue. Segunda, 31 de março às 8:30h, com saída da Praça dos Imigrantes (em frente à Prefeitura).