Conselhos Municipais de Saúde farão capacitação

26/03/2014

Os membros dos conselhos municipais de saúde da microrregião de São Sebastião do Paraíso receberão o primeiro módulo da oficina de capacitação de conselheiros de saúde no próximo final de semana, dias 28 e 29 de março. A iniciativa é do Conselho Estadual de Saúde (CES) em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), com o apoio da Superintendência Regional de Saúde – Passos.

A I Oficina de Capacitação de Conselhos Municipais de Saúde e criação dos Colegiados Microrregionais (formação de agentes para o Controle Social no SUS), tem como objetivo o aprimoramento da consciência crítica, qualificada e sanitária, para que os conselheiros participem com competência das discussões, negociações e pactuações das políticas públicas do Sistema Único de Saúde.

Além de São Sebastião do Paraíso, município sede da capacitação, São Tomás de Aquino, Itamoji, Jacuí, Pratápolis e Monte Santo de Minas enviarão representantes dos conselhos de saúde para se capacitarem. A expectativa é que mais de 50 conselheiros participem desse primeiro módulo. A capacitação a partir das 8h, com o término previsto para as 17h, no anfiteatro do Ceduc, espaço gentilmente cedido pela Fecom.

Para a secretária municipal de Saúde de Paraíso e também conselheira de saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, a capacitação vem de encontro com a imensa vontade dos conselheiros de se aperfeiçoarem. “Felizmente o conselho de saúde de Paraíso anda muito atuante. Temos conselheiros que participam das reuniões há muitos anos. Sei também que alguns deles já foram capacitados no passado, mas eu sempre falo sobre a importância da capacitação continuada, tendo em vista que a saúde é uma pasta muito dinâmica e que praticamente temos leis, portarias e decretos sendo criados quase que diariamente”, comenta Dulcinéa.

A secretária ainda diz que desde que assumiu a Secretaria de Saúde e também a vaga titular do Conselho Municipal de Saúde, a capacitação dos conselheiros é pedido constante feito pelo restante dos membros. “Sempre comentamos em reunião a importância de nos capacitar e por várias vezes solicitamos à SRS Passos. Para nossa surpresa, esse ano fomos contemplados com a capacitação que, com certeza, vem para agregar conhecimento aos conselheiros e principalmente, nos norteará a tomar as melhores decisões para os usuários do SUS aqui do município”, explica Dulcinéa.

É válido ressaltar que a participação popular no SUS está prevista na Lei Federal 8.142/90, que se concretiza a partir de duas maneiras; através da participação na Conferência Municipal de Saúde, que acontece de quatro em quatro anos, e também através da participação no Conselho Municipal de Saúde, que no caso específico de Paraíso, se reúne ordinariamente toda primeira terça-feira do mês, às 17h, no Anexo I da Prefeitura. A reunião é aberta a toda população.