Simpósio e seminário abordam educação

25/03/2014

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoveu nos dias 10 e 17 de março, no Teatro Sebastião Furlan, o 2° e 3° Simpósio dos Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), reunindo em cada evento (aula inaugural) cerca de 300 alunos que fizeram matrícula para os cursos que começaram na segunda-feira, 24.

O simpósio serviu para orientar e passar todas as informações para os estudantes e foi realizado em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas – Câmpus Passos. No dia 10, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, professor Cícero Barbosa, proferiu a palestra “Relações entre educação e trabalho: como ocorre a formação profissional”. No dia 17, foi a vez da coordenadora do IF Sul de Minas (Passos), Maria Concebida Pereira falar sobre “Pronatec e a inclusão sócio-profissional”.

Seminário —
Nos dias 19 e 20, também no Teatro Sebastião Furlan, aconteceu o 1° Seminário Municipal de Educação a Distância (
Seme@d), focado em esclarecer todas as questões relacionadas ao tema, incluindo a parte legal desta modalidade de cursos.

Neste ano de 2014, a Prefeitura de Paraíso ofecere 350 vagas, em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas – Câmpus Muzambinho (300 vagas) e o Instituto Federal Sudeste – Câmpus Juiz de Fora (50 vagas). Os cursos técnicos são na área de alimentos, análises clínicas, cafeicultura, informática, meio ambiente (ofertados pelo IF Muzambinho) e multimeios didáticos (ofertado pelo IF Juiz de Fora), com aulas presenciais realizadas no Anexo 1 da Prefeitura, sede do pólo e-Tec (programa Escola Técnica do Brasil).

No dia 19, o professor e secretário de Ciência e Tecnologia, Cícero Barbosa, fez palestra abordando os aspectos históricos e legais da educação a distância no Brasil e, também, falou sobre ambientes virtuais de aprendizagem na educação técnica. No dia 20, o evento contou com a presença do diretor geral do IF Sul de Minas – Câmpus Passos, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues e, ainda, a participação de todos os coordenadores dos cursos ofertados em Paraíso que, ao final do evento, se reuniram com os alunos para dar mais explicações sobre o calendário e funcionamento das aulas.

O diretor do Câmpus Muzambinho afirmou que essa parceria com a Prefeitura de Paraíso visa fomentar o desenvolvimento educacional da região. Para o secretário Cícero Barbosa, o município vive um momento histórico na educação profissional, pois, só nesse semestre, já são 1.181 vagas distribuídas entre cursos do Pronatec e técnicos pela e-Tec. O secretário destaca, ainda, que todo este avanço na educação profissional, além de ser o cumprimento de um compromisso assumido pelo prefeito Rêmolo Aloise é, também, uma forma de desenvolvimento profissional e social.