Agricultores ganham estufa para sementes

14/03/2014

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), inaugurou na tarde de sexta-feira, 14 de março, uma estufa para produção e distribuição de sementes aos produtores rurais do município, localizada no Parque da Serrinha, à rodovia BR 265, km 605, saída para Ribeirão Preto-SP. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 150 mil.

A estufa faz parte do Programa de Fomento à Horticultura, desenvolvido pela Sedeagro, e que consiste na realização de três etapas. Uma delas já foi colocada em prática, que é a criação de feiras livre – uma em funcionamento aos sábados na Casa da Cultura e outra às quartas-feiras na praça do bairro Cristo Rei. Além disso, a Secretaria investe no aprimoramento de outras feiras já existentes, como a da Vila Formosa (aos domingos) e a da Praça dos Imigrantes (às quintas-feiras). A segunda etapa é a implantação da estufa para distribuição de mudas e o próximo passo consiste na criação de um Centro de Distribuição.

Inicialmente a Prefeitura investiu R$ 8 mil na aquisição das primeiras sementes de verduras e legumes para a estufa. Produtos como alface, quiabo, tomate, brócolis, couve, pepino, almeirão, rúcula, repolho, pimentão, jiló, entre outros, serão cultivados sob rigoroso controle de qualidade, num local higienizado e desinfetado, sem a interferência ambiental, como, por exemplo, ações da chuva, vento ou sol excessivo. A Secretaria fará a doação, sem custos, aos produtores rurais cadastrados (hoje 59) para que eles possam, depois, plantar estas sementes e comercializá-las. Havendo disponibilidade, a Sedeagro fará uma horta doméstica para doação pública. A capacidade da estufa é de 300 mil mudas por ciclo, que dura entre 18 a 28 dias, dependendo do tipo de semente cultivada.

Todo o material necessário para o funcionamento da estufa foi adquirido e será mantido pela Prefeitura, como substrato, bandejas, fertilizantes, sementes, além de funcionários devidamente treinados para o cultivo das mudas. Com isto, a administração municipal atende a uma reivindicação antiga dos produtores rurais – mais de 20 anos. Eles contarão, também, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e agrônomos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário para o acompanhamento do plantio das sementes e seu desenvolvimento.

O evento de inauguração teve a participação do prefeito Rêmolo Aloise, do vice Daniel Mendonça, do secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Westin, além de outros secretários municipais, vereadores, produtores rurais e representantes da sociedade civil organizada. Em suas palavras, o prefeito disse que a estufa é o caminho de uma grande jornada para o setor e anunciou que pretende, em breve, implantar Unidades de Saúde da Família na zona rural e que assinou esta semana a Ordem de Fornecimento para o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao lado do Pronto Socorro, na Vila Santa Maria. Anunciou, ainda, que já tem em caixa R$ 150 mil vindos do Governo Federal para aquisição de máquinas agrícolas, bem como recursos provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para a pavimentação de todos os bairros da periferia. O vice-prefeito Daniel Mendonça destacou a importância do produtor rural para a sociedade e que o Parque da Serrinha, com a implantação da estufa, também ganhou nova iluminação, mais carga de energia e água potável.