Inaugurada Área Integrada Segurança Pública

10/03/2014

Em parceria com o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na manhã de segunda-feira, 10 de março, a Área Integrada de Segurança Pública (AISP), localizada na praça dos Ferroviários, n.° 1.119, no Parque São Judas Tadeu. A unidade é a 254ª do Estado e a segunda a ser instalada numa cidade do interior. O imóvel de 250 m² reunirá as atividades das polícias Civil, Militar e Guarda Municipal no combate à criminalidade, ações conjuntas interligadas à 18ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Poços de Caldas.

As obras tiveram início em julho do passado e foram concluídas com recursos próprios da Prefeitura a um custo total de R$ 242.173,00. No local haverá viaturas, cinco policiais militares, um delegado, um investigador e um escrivão, potencializando o trabalho das corporações na redução das metas de criminalidade, em conjunto com a Guarda Municipal, comandada pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil.

Recepcionados pelo prefeito Rêmolo Aloise e o vice, Daniel Mendonça, a  inauguração teve a presença de três secretários de Estado: Rômulo de Carvalho Ferraz (Defesa Social), Cássio Soares (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas), além de autoridades civis, militares, secretários municipais, vereadores, prefeitos da região e o deputado federal Geraldo Thadeu. O evento contou, ainda, com a apresentação da Orquestra Filarmônica Sesi/Acissp e da banda do 12° Batalhão da Polícia Militar de Passos.

Durante os discursos, o secretário Rômulo Ferraz anunciou a chegada de três novas viaturas para a Polícia Civil de Paraíso ainda neste mês de março e destacou como fator importante e inovador a participação da Guarda Municipal nos trabalhos da AISP. “É uma resistência que vem sendo superada pelo amadurecimento dos comandos, e esta união é salutar”, disse. Ele falou também das unidades sócio-educativas para adolescentes infratores que estão sendo construídas em Passos e Alfenas e que os índices de criminalidade em Paraíso estão menores do que em outras regiões do Estado, como Vale do Aço, Governador Valadares, Uberlândia e Região Metropotina de Belo Horizonte (RMBH). Ferraz também destacou as explosões de caixas eletrônicos na região, fruto do trânsito de organizações criminosas pelas divisas do Estado com São Paulo e que a Secretaria estuda, já há algum tempo, a implantação de um Batalhão de Fronteira.

O secretário Cássio Soares afirmou que segurança pública se faz com a participação social e lembrou que este trabalho é fruto da mobilização popular que aconteceu em Paraíso anos atrás, o­nde as pessoas foram às ruas em passeata e pediram por melhorias na segurança. Uma das ações tomadas na época foi o comando da cadeia pública passar para a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). O prefeito Rêmolo Aloise disse que a AISP vai atender uma região com mais de nove mil habitantes e que esta população vai aumentar após a construção de mais 500 casas populares no bairro Santa Tereza. Reminho disse, ainda, que a GM receberá novos investimentos este ano, como a aquisição de bicicletas para patrulhamento nos bairros.