Secretaria comemora Dia Internacional da Mulher

06/03/2014

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso através do setor da Saúde da Mulher realizará na próxima sexta, 7, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O evento será na Praça Comendador José Honório (Matriz), próximo ao Coreto Central, das 9h às 12h e vários funcionários da Secretaria de Saúde, em parceria com os estagiários do curso de Enfermagem da Faculdade Libertas e também os profissionais do Ambulatório Municipal de Infectologia, oferecerão diversos tipos de orientações às mulheres. Além de panfletos distribuídos, haverá aferição de glicemia e pressão arterial, requisição de exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos e, também, orientação sobre o uso do preservativo feminino.

Esta ação vem de encontro com a missão da Secretaria de Saúde em oferecer orientação e prevenção à população, principalmente referente à diabetes e hipertensão, doenças que muitas vezes não tem sintomas estritamente definidos e característicos e, por isso, a aferição da glicemia em jejum e também da pressão arterial é a maneira mais simples e rápida de identificar. Quanto à requisição de mamografias para mulheres acima de 40 anos ou que tenha casos de câncer na família, é porque o exame ajuda na identificação de nódulos, benignos e malignos, o que quando encontrados no início, tem uma chance de cura muito maior. A maior novidade fica por conta da orientação do uso do preservativo feminino, uma vez que a distribuição do mesmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é recente e, muitas mulheres ainda não têm conhecimento.

De acordo com a secretária municipal de Saúdem Dulcinéa de Freitas Barroso, essas pequenas ações surtem efeito muito grande. “Hoje, na vida corrida da mulher, seja ela dona de casa, mãe, estudante, trabalhadora, esposa, uma abordagem individualizada como essa que será realizada na Praça da Matriz, traz resultados positivos. A aferição da pressão arterial e também da glicemia é rápida, não leva nem cinco minutos, muitas delas são abordadas, param para ouvir nossos profissionais e acabam dedicando um tempinho para se cuidarem e, caso algum dos exames tenham resultado alterado, a mulher será encaminhada para a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência”, explica Dulcinéa, que aproveita a a ocasião para parabenizar cada cidadã paraisense pelas lutas e conquistas diárias, desejando muita saúde, alegria e paz.