Paraíso registra 2 casos importados de dengue

27/02/2014

Dados do boletim informativo publicado semanalmente pela equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso demonstram que o município contabilizou dois casos importados da dengue. Caso importado significa que a doença não foi contraída no município, mas sim em outras localidades.

O boletim ainda informa que até 24 de fevereiro, Paraíso registrou 17 notificações da doença sendo que 11 casos foram negativos, quatro ainda aguardam resultado e dois casos confirmaram a dengue. Esses dois casos são de pessoas moradoras da cidade de Passos que trabalham aqui em Paraíso.

Para a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, esses dois casos registrados servem de alerta para que a população continue vigilante nas pequenas atitudes que evitam a proliferação do Aedes Aegypti: “A nossa equipe da vigilância epidemiológica está cada vez mais entrosada e competente. O pessoal está trabalhando arduamente desde o ano passado e esses dois casos comprovam isso. Enquanto a mídia destaca que os municípios da nossa região já estão em estado de calamidade com o aumento do número de dengue, Paraíso apresenta dois casos e mesmo assim importados. Isso é resultado de uma equipe comprometida e de uma população que reconhece que cuidados básicos ajudam a prevenir a doença. Não podemos desanimar muito menos relaxar. Com a dengue não se brinca e todo o apoio que conseguirmos da população e autoridades competentes, só beneficiará a nossa população”, comenta Dulcinéa.

O alerta da Secretaria de saúde vai para os foliões que saem do município para brincar o carnaval em outras cidades. O fato da nossa região ser banhada por diversos rios faz com que pessoas de todo o país venham participar do carnaval e esse contato pode fazer com que a epidemia se alastre por aqui. O recomendado então é abusar do repelente, o que faz com que o mosquito se afaste e, aos primeiros sintomas, o médico deverá ser procurado imediatamente.

É importante ressaltar que aqueles que apresentarem os sintomas típicos da dengue como doença febril aguda com duração de até sete dias e que esteja acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo, devem procurar o médico imediatamente.

Importante — A proliferação do Aedes Aegypti é rápida, o mosquito pode atingir a fase adulta entre 7 e 10 dias e se a fêmea estiver contaminada irá transmitir a doença.  Os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias, mesmo se o local o­nde foi depositado o ovo estiver seco. Quando receber água novamente, o ovo ficará ativo. Por isso é importante eliminar a água e lavar recipientes que ficam em área externa com água e sabão. Isso vale para bebedouros de animais e bordas de piscina, por exemplo.