Infectologia faz campanha no Carnaval

26/02/2014

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso preparou várias atividades orientativas para o período do carnaval. O Ambulatório de Infectologia planejou ações que contam com a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além da realização de exames de sangue e palestras em diversos locais.

As ações começaram na segunda-feira, 24 de fevereiro, com a distribuição de preservativos femininos, masculinos, gel lubrificante e panfletos orientativos nas Unidades de Saúde da Família, Ambulatório Municipal, casas noturnas, escolas, Ambulatório de Infectologia, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Secretaria de Obras, entre outros. No Pronto Atendimento Municipal, preservativos também serão distribuídos durante as cinco noites do carnaval.

Sobre os exames de sangue, serão realizados testes de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite B e C no Ambulatório de Infectologia, tanto na semana de 24 a 28 de fevereiro como também no período pós-carnaval, de 6 a 14 de março, sendo que nesta última semana, o Ambulatório ficará aberto até as 18h. É bom lembrar que nesse período não será necessário o pedido médico para realização do exame, bastando apenas que o cidadão procure o Ambulatório e manifeste interesse em realizar os exames.

A equipe da Infecto também marca presença nos ensaios noturnos das escolas de samba, realizando entrega de preservativos e panfletos sobre Doenças Sexualmente Transmissíeveis (DSTs)/Aids e, no dia 28, haverá atividades de prevenção na Associação de Caminhoneiros (Atropar) e pit stops, em parceria com as USFs, das 8h às 11h, na Praça da Matriz, semáforos da Avenida Ângelo Calafiori, próximo à escola Clóvis Salgado, Avenida Oliveira Resende, Rodoviária, Pronto Socorro, Praça do São Judas e no distrito da Guardinha.

Para a secretária de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, essas ações, apesar de serem “rotineiras”, devem ser planejadas com muito mais cuidado nessa época do ano. “É nessa época de carnaval o­nde a maioria da população pensa muito em se divertir, viajar, descansar e brincar, que a equipe de infectologia entra ainda mais em ação. Durante o ano todo distribuímos preservativos nas USFs, fazemos orientação nas escolas, nas empresas, mas é justamente nesse período que temos que lembrar à população, principalmente os jovens, da importância de se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis. Além de toda a orientação que faremos, distribuiremos preservativos femininos, masculinos, gel lubrificante e, após o carnaval, o Ambulatório de Infectologia estará aberto até as 18h para aconselhamentos e exames de sangue. Estamos fazendo nossa parte e a população precisa fazer a dela” explica Dulcinéa.

Além dessas ações, várias faixas alusivas à prevenção de DST/Aids no carnaval estarão espalhadas pela cidade. Mais informações pelo telefone 3539-1055 – Ambulatório de Infectologia.