CAPS recebe apoio para capacitar equipe

10/02/2014

Uma reunião ocorrida no final do mês de janeiro, no parque da Serrinha, reuniu representantes de toda a rede de saúde municipal para discutirem e planejarem as ações da saúde mental para o município de Paraíso, em 2014. Organizada pelas duas equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes na cidade, O CAPS II – Paraíso e o CAPS AD – Vitória, a reunião ainda contou com representantes da Guarda Municipal, Policia Militar e Proerd, Pronto Atendimento, Ambulatório de Infectologia e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O objetivo da reunião foi o de apresentar as atividades desenvolvidas nos dois CAPS e de informar que um projeto do município foi contemplado na “Seleção de Projetos de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Intercâmbio entre Experiências e Supervisão Clínico-Institucional, com o propósito de estruturar ação de intercâmbio para profissionais objetivando troca de experiência e ampliação das possibilidades de intervenção do profissional a partir da convivência com outras realidades e realização de oficinas de atualização, focando seis linhas de ação: 1) Atenção à crise e urgência em saúde mental; 2) Saúde Mental Infantojuvenil; 3) Saúde Mental na Atenção Básica; 4) Demandas associadas ao consumo de álcool e outras drogas; 5) Desinstitucionalização e 6) Reabilitação Psicossocial.

O município de Paraíso foi selecionado para a Linha 5 e receberá por isso um apoio financeiro de R$ 395 mil que será destinado exclusivamente para capacitação dos funcionários trabalhadores do CAPS Paraíso e CAPS Vitória.

Após a apresentação das atividades desenvolvidas pelo CAPS, a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, parabenizou todos os funcionários e enalteceu a importância de cada um, desde aquele que abre o portão do CAPS até o mais cheio de títulos, destacou o acolhimento, carinho e amor que esses profissionais têm pelos pacientes. “Os usuários dos CAPS são doentes da alma, eles têm insegurança de lidar com o medo, com o pânico e com os problemas do dia a dia, são marginalizados pela sociedade e muitas vezes pela própria família. Todos os funcionários estão de parabéns pelo trabalho, dedicação e principalmente, por discutir os problemas em equipe, pois só assim poderemos projetar metas resolutivas para o trabalho”, comenta Dulcinéa.

As capacitações para os profissionais dos CAPS estão previstas para serem realizadas durante o ano de 2014, em municípios polos, sendo que ao final delas, os funcionários serão supervisionados por equipes de outras cidades da RAPS, aqui mesmo em Paraíso, garantindo assim o intercâmbio entre as cidades, favorecendo a troca de experiência e consequentemente um melhor atendimento aos usuários dos CAPS.