Projeto Aqua Mundo da EPTV visita Paraíso

10/02/2014

São Sebastião do Paraíso recebe o projeto Aqua Mundo da EPTV até sexta-feira, 14 de fevereiro. O caminhão itinerante ficará estacionado na Arena Olímpica, à avenida Monsenhor Mancini, 755, Vila Dalva. Os estudantes do 6° ano das escolas públicas e particulares recebem atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. O público em geral pode conhecer o projeto das 18h às 20h. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura.

O projeto Aqua Mundo é uma parceria entre o Instituto EPTV e a Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental. O objetivo é promover a educação ambiental através do conhecimento do meio ambiente com ênfase no uso consciente dos recursos hídricos abordando a problemática da água e sua conexão com as questões ambientais. Ao lado do caminhão será montada uma tenda o­nde acontecerão exposições e oficinas. Conforme explica Ciro Porto, diretor de redação da EPTV, o foco principal do projeto são estudantes do 6º ano, mas a exposição será aberta a toda comunidade e monitorada por profissionais.

A ferramenta desse projeto é um caminhão-escola itinerante, de 15 metros de comprimento, equipado com recursos didáticos de multimídia, que fica um tempo pré-estabelecido (de acordo com o tamanho da população) em cidades da região de cobertura geográfica da EPTV. São desenvolvidas atividades educacionais com escolas públicas/particulares e com o público em geral por meio de espaços interativos localizados no interior do veículo. No caminhão, pode-se obter informações de maneira interativa sobre recursos hídricos, bacias hidrográficas, seres vivos que habitam a água, conscientização sobre como economizar água e evitar a poluição, coleta seletiva e biodiversidade.

Ao todo, desde sua criação, em junho de 2012, até dezembro de 2013, o Aqua Mundo já percorreu um total de 45 cidades e realizou o atendimento de mais de 53 mil pessoas. No desenvolvimento do projeto Aqua Mundo, o Instituto EPTV contou com a consultoria do Instituto Internacional de Ecologia, dirigido pelo renomado professor  e pesquisador José Galizia Tundizi. O Aqua Mundo vai percorrer ainda no mês de fevereiro, as cidades de Engenheiro Coelho, na região de Campinas, e Araras, na região Central.