Notícias | + Listar todas
Alunos da Fesp visitam o Aterro Sanitário
31/01/2014
Os alunos do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), realizaram uma visita ao Aterro Sanitário de São Sebastião do Paraíso na manhã de sexta-feira, 24 de janeiro, acompanhados pelo professor Eduardo Goulart Collares, da disciplina de “Resíduos Sólidos e Reciclagem – Desafios e Oportunidades na Gestão Pública” e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A motivação pela vinda dos estudantes é porque o município é um dos únicos da região que conta com um Aterro de porte e importância regional.
A área do Aterro Sanitário foi selecionada por estar em local apropriado para receber os resíduos sem contaminar corpos de água e solo. Foi construído com impermeabilização, drenagem entre outras situações que garantem a proteção dos recursos naturais. Ele está em funcionamento desde março de 2013, e recebe cerca de 50 toneladas por dia, que é compactada e enterrada diariamente, conforme normas de operação. Com o Aterro em funcionamento, o município está destinando corretamente os resíduos domésticos da população, estando de acordo com as legislações vigentes.
Paralelo com esta atividade, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, já aprovado, um instrumento normativo de planejamento do poder Executivo quanto às ações gerenciais sobre resíduos sólidos, definindo o quantitativo e qualitativo de materiais produzidos no município e definindo áreas adequadas para descarte.
Os resíduos domésticos, proveniente da coleta diária realizada pela Prefeitura, é descartado no Aterro Sanitário. Os de construção civil, composto por entulhos e restos de construção, são encaminados para o “bota-fora”, que é uma área licenciada e apropriada para o referido descarte, localizada no bairro Alto Bela Vista. Os resíduos de poda e varrição de locais públicos, realizadas pela Prefeitura, são destinados ao Parque Municipal da Serrinha, situado às margens da rodovia BR 265 (saída para Ribeirão Preto), onde serão processados para se transformar em adubo, através de compostagem. Em breve o serviço atenderá, além da demanda da Prefeitura, pedidos particulares. E os resíduos recicláveis, coletados através de associação de coletores (Acomarp), com apoio da Prefeitura e entidades, realizado em alguns bairros, mas com o intuito de expandir para o restante do município.
Com estas ações, a Prefeitura se preocupa, cada vez mais, em prestar serviço à comunidade com excelência, trazendo soluções para os problemas enfrentados pelos moradores. Porém, há a necessidade de que cada um entenda sua responsabilidade quanto ao ambiente em que vive, buscando melhores condições de vida e saúde.