Pronatec investe R$ 2,7 milhões em Paraíso

30/01/2014

O Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) investiu em São Sebastião do Paraíso no ano de 2013 cerca de R$ 1 milhão através das ações de oferta de cursos de formação inicial e continuada disponibilizados pelo programa. Foram ofertadas 20 turmas de cursos profissionalizantes pelo Instituto Federal do Sul de Minas - Câmpus Passos, totalizando cerca 500 vagas disponibilizadas em Paraíso e em Guardinha. Também foram ofertados seis cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com turmas na cidade e no distrito. As ações do Pronatec em Paraíso são coordenadas pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior.

Em cerimônia realizada na noite de 29 de janeiro, foram finalizadas 17 turmas do Pronatec com a presença de cerca de 330 alunos de Paraíso. O evento contou com a participação do vice-prefeito Daniel Mendonça Aloíse, do secretário de Ciência e Tecnologia, professor Cícero Barbosa, da coordenadora adjunta do Pronatec no Instituto Federal Sul de Minas - Câmpus Passos, professora Maria Concebida Pereira, do diretor geral do Instituto, professor Juvêncio Geraldo de Moura, além do promotor de Justiça, Rômulo Aguiar Generoso e dos vereadores Jésu Paulo Araújo, José Luiz das Graças e Valdir Donizete do Prado. Na próxima semana será realizada na Escola Municipal Francisco Daniel, em Guardinha, a cerimônia de encerramento dos cursos ofertados no distrito.

Para o ano de 2014, está orçado um investimento aproximado de R$ 1,7 milhão através da oferta de cursos pelo Instituto Federal Sul de Minas – Câmpus Passos e o Senac. O Instituto ofertará para esse primeiro semestre, 831 vagas de cursos de formação inicial e continuada em 25 modalidades diferentes, com um total de 33 turmas. Os cursos são de diferentes áreas de formação, compreendendo a área de Gestão, Apoio Escolar, Agricultura, Artesanato, Indústria, Comércio e Prestação de Serviços. Desse total, o distrito de Guardinha será contemplado com 65 vagas nos cursos de Confeccionador de Bolsas de Tecidos, Auxiliar Administrativo e Inglês Básico.

Em Paraíso as aulas acontecerão nas escolas municipais Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza), Noraldino Lima (centro) e na Unidade Pronatec da Lagoinha (Anexo 1 da Prefeitura). Já o Senac contará com 12 turmas de cursos profissionalizantes, sendo 10 em Paraíso e duas em Guardinha, um total de 275 alunos.

O investimento do Governo Federal ocorre através do pagamento da bolsa auxílio disponibilizada aos estudantes para garantir os gastos de locomoção para as aulas e alimentação. Atualmente a bolsa oferecida pelo Instituto Federal é de R$ 15,00/dia e o Senac paga uma bolsa de R$ 6,00. Além disso, é disponibilizado gratuitamente os materiais utilizados nos cursos, incluindo o uniforme e efetuado o pagamento dos professores e equipes pedagógica e administrativa.

Para o secretário Cícero Barbosa, as ações do Pronatec no município, além de gerar formação profissional de qualidade, também proporciona melhoria da autoestima do aluno e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

VEJA ABAIXO AS VAGAS OFERTADAS PARA ESTE ANO DE 2014: