Prefeitura implanta 5 novos cursos técnicos

15/01/2014

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, implantou cinco novos cursos técnicos em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas, Câmpus Muzambinho. O convênio entre Prefeitura e o Instituto foi assinado no início de 2013 para a oferta de cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância.

Em abril do ano passado foi realizado o primeiro processo seletivo que ofereceu um total de 160 vagas nos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Hospedagem. Esses cursos são ofertados pelo IF Muzambinho em parceria com o IF Paraná e as aulas acontecem presencialmente uma vez por semana, com transmissão das aulas ao vivo via satélite, e com atividades diárias na plataforma de educação a distância do instituto federal do Paraná.

Para esse primeiro semestre de 2014, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior conseguiu a aprovação junto ao IF Sul de Minas e ao Ministério da Educação do polo da rede e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil). Estão sendo implantados os cursos de Técnico em Cafeicultura, Técnico em Alimentos, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática e Técnico em Análises Clínicas, sendo disponibilizadas 60 vagas para cada curso, um total de 300 vagas.

O processo seletivo de 2014 teve um total de 361 inscritos e a seleção que é feita através de sorteio público realizado pelo Instituto Federal aconteceu no dia 15 de dezembro na Escola Municipal Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), que é o atual endereço do polo e-Tec de São Sebastião do Paraíso.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, professor Cícero Barbosa, essa parceria da Prefeitura com o Instituto é de extrema importância para o desenvolvimento profissional da população paraisense e materializa um compromisso assumido com a população. A qualificação de profissionais para o mercado de trabalho é, na visão do secretário, uma importante iniciativa do governo municipal para melhor as condições de empregabilidade e vida dos cidadãos paraisenses.

A candidata Vanessa Rodrigues de Almeida, que foi contemplada com uma das vagas para o curso Técnico em Informática, diz que essa é uma oportunidade que ela há muito esperava. “Eu não tinha disponibilidade e condições para me deslocar até outra cidade para participar desse curso, agora com as aulas aqui em nossa cidade poderei realizar o meu sonho de estudar no Instituto Federal”, afirmou a empolgada nova aluna.

As aulas dos novos cursos técnicos terão início em março com a realização de encontros presenciais aqui em São Sebastião do Paraíso e com a realização de atividades na plataforma de Educação a Distância do Instituto Federal. Os alunos contarão com o apoio de tutores presenciais que estarão disponíveis diariamente para atender os alunos no polo e também terão um tutor a distância para atendimento na plataforma de ensino.

Os cursos são totalmente gratuitos e os alunos possuem os mesmos direitos e garantias daqueles que estudam presencialmente no Câmpus Muzambinho. Aulas práticas serão realizada em Paraíso e, quando necessário, os alunos também serão levados aos laboratórios didáticos do instituto em Muzambinho.

De acordo com orientações do Instituto (Câmpus Muzambinho), os cursos de Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Hospedagem e Técnico em Agente Comunitário de Saúde terão as suas aulas retomadas no mês de fevereiro. Os candidatos selecionados para os novos cursos técnicos deverão realizar suas matrículas no período de 20 a 24 de janeiro de 2014 na Unidade Pronatec da Lagoinha, situada no prédio do Anexo 1 da Prefeitura (antiga Unifenas) no horário de 8h às 11h ou das 13h às 17h, ou das 19h às 22h munidos dos seguintes documentos: cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento; cópia da Carteira de Identidade; cópia do CPF ou comprovante de situação cadastral (pode ser retirado no site da Receita Federal); cópia do Título Eleitoral ou quitação eleitoral; cópia do Certificado de Alistamento Militar para candidato das classes 1993/1994; cópia do Certificado de Dispensa de Incorporação; duas fotos 3 x 4 recentes; atestado médico recente, comprovando que o(a) candidato(a) está em boas condições físicas e mentais; histórico escolar ou comprovante de conclusão do Ensino Médio ou comprovante de matrícula na 3ª Série do Ensino Médio ou equivalente em outra escola.