Paraíso participará da pesquisa Congada de Minas

15/01/2014

Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, São Sebastião do Paraíso receberá a visita do pesquisador André Bueno, a serviço do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (Iphan). Ele coletará dados para a segunda etapa do processo de Inventário Nacional de Referências Culturais/INRC, que busca o reconhecimento das Congadas de Minas como Patrimônio Cultural do Brasil.

A primeira etapa da pesquisa, finalizada em março de 2013, pode confirmar a diversidade que caracteriza essa expressão de religiosidade e cultura popular no Estado. Foram identificadas manifestações relacionadas às Congadas em 327 municípios mineiros, sendo 614 festas e 1.052 guardas, ternos, cortes, bandas e grupos. Dentre esses, foram selecionados 43 municípios, para a pesquisa in loco, e Paraíso é um deles. Visto que a festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso é registrada como patrimônio histórico municipal, o Iphan selecionou a cidade para desenvolver sua pesquisa.

A realização da segunda etapa consiste na produção de conhecimento através de encontros com os representantes das Congadas, com o propósito de identificar os grupos e as festas, assim como ampliar os debates sobre o processo de patrimonialização dessa expressão cultural.

Tendo em vista a importância do reconhecimento das Congadas de Minas como Patrimônio Cultural do Brasil, o Departamento de Cultura convida a todos os representantes da Festa da Congada e Moçambique a participarem da reunião que será no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a partir das 19h30, para que possam, através de suas experiências e conhecimentos, enriquecer ainda mais o trabalho que vem sendo realizado.