Tai chi chuan: saúde e qualidade de vida

09/01/2014

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, oferece aos cidadãos paraisenses aulas de tai chi chuan com o professor Márcio Zaqueu, gratuitamente, em diversos pontos da cidade e diferentes horários.

O tai chi chuan é uma arte marcial de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo. Praticada com movimentos suaves, pode ser exercitado por cidadãos de todas as idades, inclusive pessoas acima de 60 anos, as quais são extremamente beneficiadas. Além de proporcionar inúmeros benefícios, também torna as articulações mais flexíveis, rejuvenesce a pele, favorece a circulação sanguínea, o coração e como tem ação sobre o sistema nervoso central, é favorável inclusive para os sistemas digestivo, respiratório e imunológico. Por esses motivos é sinônimo de longevidade em alguns países.

Em Paraíso, o projeto é desenvolvido há alguns anos e atualmente conta com aulas de segunda a sexta-feira, no período da manhã. As aulas são ministradas na Praça da Estação, Largo São José, Cras Santa Tereza, Apae, quadra do bairro São Judas (ao lado da USF), Arena Olímpica (estacionamento), Praça da Fonte, Caps II, Praça da Santa Casa, Praça da Vila Formosa e USF Vila Formosa.

Em média 300 pessoas participam das aulas de tai chi chuan em Paraíso. O projeto é gratuito, aberto a toda população, desde adolescentes até o pessoal da melhor idade e não tem contra-indicação. Os benefícios da prática do tai chi são comprovados no dia a dia dos adeptos que destacam ter melhor disposição, ânimo, bom humor, melhor equilíbrio, atenção, entre outros. Para participar das aulas, o cidadão deve comparecer a um dos locais informados, com roupas e sapatos confortáveis. É bom lembrar que acompanhamento da equipe de saúde é sempre recomendado e pode ser feito pela USF em que a pessoa é cadastrada.

Confira dias, locais e horários das aulas do Projeto Tai Chi Chuan:

Segunda e Quarta-feira:
7h às 8h - Praça da Estação
8h às 9h - Largo São José
9h às 10h - Cras Santa Tereza
10h às 11h – 15:30h às 16:30h - Apae

Terça e quinta-feira:
7h às 8h - Quadra do São Judas
8h às 9h - Arena Olímpica
9h às 10h - Praça da Fonte
10h às 11h - Caps 2

Sexta-feira: