Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Paraíso debate transporte coletivo em BH

02/01/2014

No último dia 9 de dezembro, o chefe de departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Milton de Queiróz Silva, participou de um simpósio sobre transporte coletivo de passageiros, com o tema “Planejamento, Programação e Cálculo das Tarifas”. O evento aconteceu em Belo Horizonte e teve como palestrante, Sérgio Luiz Ribeiro de Carvalho, superintendente de Regulação de Transporte da BH Trans – empresa que administra o sistema de transportes da capital mineira.

O tema proposto teve como objetivo estudar uma forma de garantir o bom desenvolvimento do sistema, mantendo seu equilíbrio da modicidade tarifária e a boa qualidade no transporte dos usuários. O primeiro passo antes de programar um transporte coletivo é saber e conhecer a necessidade dos usuários e o que eles esperam deste serviço.

“O objetivo principal da participação no simpósio foi adquirir conhecimentos para se ter condições de estudar e aprimorar cada vez mais o transporte coletivo de São Sebastião do Paraíso, buscando a cada dia confiabilidade em nosso sistema”, destacou Milton.

Outro tema abordado foi sobre cálculo de tarifa. Segundo o palestrante, para se ter um valor a ser aplicado, deve se levar em conta vários fatores como o valor do combustível, depreciação de veículo como um todo e mão de obra, além de outros serviços necessários relativos ao transporte. Na oportunidade, o palestrante Sérgio informou que o reajuste acontece anualmente sendo que, cada município, trabalha com um tipo de índice de reajuste, pois cada um tem as suas particularidades e a revisão tarifária deve ser feita de quatro em quatro anos.

“O sistema de transporte do município de São Sebastião do Paraíso foi licitado em dezembro de 2010, o primeiro reajuste foi realizado em abril de 2012, ou seja, em quase dois anos, a tarifa não passou por mudança no valor. Neste ano de 2013, foi aplicado o índice, reajustando o preço somente no mês de maio, mesmo assim a tarifa em nosso município (R$ 2,05) é uma das mais econômicas da região”, ressaltou Milton.