Paraíso recebe palestra de Nando Antunes

10/12/2013

Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, São Sebastião do Paraíso, receberá uma importante visita do cenário esportivo, o ex-jogador e filósofo Nando Antunes. O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto do Livro da Prefeitura de Ribeirão Preto e a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo. Com a denominação de “Café Filosófico”, o evento também acontecerá em Ribeirão Preto, no dia 13 de dezembro.

Nascido em uma família de craques, Fernando Antunes Coimbra é irmão de Zico, Antunes (atacante do Fluminense) e Edu (ponta de lança do América-RJ). Começou na base do Fluminense, porém, se profissionalizou no Santos de Vitória (ES), passando pelo América e  Madureira, até chegar ao Ceará, o­nde no ano de 68, viveu o melhor momento de sua carreira. O jogador também atuou no Belenenses de Portugal. Nando também se formou pela Faculdade Nacional de Filosofia e trabalhou como funcionário da Educação, no antigo Plano Nacional de Alfabetização (PNA), criado pelo educador Paulo Freire. Por isso, foi alvo de investigação e, quando retornou ao Brasil, perseguido pela Ditadura, foi preso pelo Departamento de Ordem e Política Social do regime militar (Dops), durante cinco dias. Um pouco dessa trajetória  é narrada no livro “Futebol e Ditadura. A história de Nando, o primeiro jogador anistiado do Brasil”, produzido pelo centro cultural do Ceará Sporting Club.

Apesar de todas as diversidades, Nando, deu a volta por cima, e conseguiu recuperar parte de sua história. Hoje coordena a escolinha de futebol do irmão Zico. Apaixonado por educação e futebol, e certo da transformação social que ambos são capazes de fazer, Nando Antunes, dividirá com o público paraisense, parte de sua experiência na palestra “Fontes Motivacionais: Educação e Cidadania”, que acontecerá a partir das 19h na Arena Olímpica. O evento terá entrada franca.