Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Balanço das atividades realizadas em 2013

04/12/2013

A Secretaria Municipal de Esporte fez um balanço de todos os trabalhos realizados no ano de 2013. Várias são as atividades desenvolvidas que vem beneficiando a população paraisense, proporcionando saúde, descontração e lazer. Um deles, é o “Vôlei Paraíso/Competitivo” que abrange crianças e adolescentes. Segundo o professor Ludovico Ferreira Júlio, as alunas participam de competições e as que se destacam tecnicamente a partir de 12 anos de idade, começam  a compor as equipes nos campeonatos nas diferentes categorias.

As equipes foram destaque em vários campeonatos e angariaram alguns títulos, como vice- campeã na II Copa dos Campeões Pró-Volei, categoria sub-18; vice-campeã na II Copa dos Campeões Pró-Volei, categoria sub-14; 4° lugar na II Copa dos Campeões Pró-Volei, categoria sub-16; 3° lugar na Liga Desportiva do Alto do Rio Pardo (Lidarp); 4° lugar nos Jogos da Juventude do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Joju), categoria sub-17; 5° lugar no Jojuninho, categoria sub-15 e campeã do torneio realizado na cidade de Guaranésia, categoria sub-15.

Outro projeto desenvolvido é o “Vôlei Paraíso/Social” que tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento físico e mental. Este projeto é estendido na “melhor idade” com o objetivo de despertar a interação, alegria e motivação. O grupo é composto por 50 mulheres que praticam o voleibol adaptado.

Preocupada com o bem estar das crianças e adolescentes, a Secretaria também realiza o “Projeto Nadar” que atinge crianças de 8 a 17 anos e que  passam por fases de aprendizagem dos estilos, ou seja, da adaptação à água até a indicação para treinamentos. De acordo com Sandra Rosa Castro, técnica de Esporte, aqueles alunos que se destacam são encaminhados às equipes de competição do município, porém o intuito maior é o trabalho social.

Outro trabalho desenvolvido é o “Paraíso Futsal”, atualmente com 20 atletas que treinam diariamente, desenvolvendo um trabalho valoroso, levando o nome de Paraíso às demais cidades. A equipe alcançou títulos importantes, dentre eles: tetracampeonato (2013) na Copa Alterosa; 3° lugar da Taça EPTV de Futsal (2013); 3° lugar da Liga Ribeirãopretana de Futsal e participação do Campeonato Mineiro Estadual, o­nde a equipe ficou em 5° lugar.

O “Futsal Categorias de Base”, coordenado pelo professor Olavo Martins Júnior, também conquistou várias competições, entre elas a Taça Jacuí de Futsal, categoria sub-17, o­nde foi  campeão invicto; a Lidarp sub-17, também campeão invicto; Joju sub-17, campeão invicto; Taça Futsal Itaú de Minas, sub-17, campeão e, na categoria sub-15, 3° lugar. Na Lidarp sub-15, vice-campeão; no Jojuninho sub-15, 6° colocado e no Jojunior sub-20, classificado para as semifinais.

A “Escolinha Zico 10” iniciou suas atividades em abril — um dos projetos mais esperados pela população, sendo mais uma conquista de grande importância. A seleção dos alunos para a realização do projeto foi realizada pelas escolas e a Secretaria Municipal de Educação dividiu as 750 vagas disponíveis na rede estadual e municipal. Até agora, o projeto conta com 644 alunos ativos entre 6 e 17 anos, o­nde o objetivo principal é a socialização das crianças e adolescentes do município.

O programa “Vida Ativa” desenvolve diversas atividades físicas e ainda proporciona lazer aos integrantes. No mês de fevereiro iniciaram as aulas de ginástica e hidroginástica. Durante o ano os participantes comparecem a vários evento, entre eles a caminhada em comemoração ao profissional de Educação Física; caminhada do “Outubro Rosa”; desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade; Grito de Carnaval com o Bloco Alegria, realizado na Praça de Esportes Castelo Branco; café da manhã com a presença do Grupo Melhor Idade de Passos; apresentação do Grupo Coral Vida Ativa (1º de maio); baile em comemoração ao dia das mães; Arraial do Vida Ativa; aula festiva em comemoração ao dia dos pais; baile da Primavera; apresentação de dança na Exposição de Orquídeas; participação na palestra sobre o câncer de mama e próstata em comemoração ao dia do idoso; missa do idoso na Igreja Matriz de São Sebastião e missa na igreja de Nossa Senhora Aparecida e, ainda, passeios turísticos para Cabo Frio, Olímpia, Caldas Novas, Holambra (Expoflora), Circuito das Águas de Minas Gerais e Águas de Lindóia. Durante todo ano foram percorridos aproximadamente 5.192 km, o­nde, em cada passeio, cada integrante utiliza recursos próprios.

O mais novo projeto social do “Vida Ativa” é o Coral, com aulas gratuitas ministradas uma vez por semana pelo voluntário, maestro Clarindo Anacleto, realizando um belo trabalho de resgate à alegria e descontração dos participantes.

O handebol é ministrado pelas professoras Leni Soares de Oliveira Santos e Mariana Aparecida Nascimento e possui equipes masculina e feminina. Durante todo ano conseguiram chegar a todas semi finais das competições que disputaram, totalizando sete títulos, sendo quatro invictos e dois inéditos para o handebol paraisense. As equipes foram destaque no Estado de Minas e em São Paulo. Diante da repercussão obtida, dois jogadores, um masculino e outro feminino, foram convocados pela Seleção Mineira de Handebol que participou do Campeonato Brasileiro de Seleções de Desenvolvimento Olímpico na cidade de Anápolis-GO,  categoria 16 e 17 anos.

Os resultados alcançados foram: 3º lugar na Copa dos Estagiários sub-17 feminino e o masculino alcançou o vice-campeonato; na Copa Derla sub-14, o handebol feminino foi vice campeão e o masculino campeão; na Lidarp sub-17, o feminino foi vice-campeão e o masculino campeão; nos Jogos Escolares de Minas Gerais: no microrregional feminino nas categorias sub-14, modulo I, e sub-17, modulo II, as equipes foram campeãs e o masculino nas categorias sub-14, modulo I, e sub-17, modulo II, campeões. Na fase regional de handebol feminino na categoria sub-17, modulo II, a equipe foi campeã, e a categoria sub-14, modulo I, ficou em 3º lugar. Já o masculino sub-17, modulo II, foi vice-campeão e o sub-14, modulo I, ficou em 5º lugar. Na fase estadual feminino sub-17, modulo II, a equipe ficou em 3º lugar. No campeonato Joju, a equipe feminina sub-17 ficou em 2° lugar. Já a equipe masculina ficou em 1° lugar. Nos “Joguinhos de São Paulo”, representando a cidade de Patrocínio Paulista, a equipe de handebol feminino sub-19 e a equipe masculina alcançaram o vice-campeonato. No Campeonato Mineiro cadete, fase regional, as equipes feminina e masculina foram vice-campeãs. Na Copa Derla, a categoria adulto masculina foi campeã. No campeonato da Lidarp, o handebol masculino categoria sub-15 alcançou o quarto lugar; já o feminino ficou em 1° lugar. No Jojuninho, categorias sub-15, as equipes feminina e masculina ficaram na 3ª posição e no I Torneio da Cidade dos Ipês, categoria sub-15, o feminino e masculino foram campeões.